Caroço no Pescoço que Dói Quando Aperta, o que pode ser?

Caroço no Pescoço que Dói Quando Aperta, o que pode ser?

O que Pode Ser um Caroço no Pescoço que Dói Quando Aperta?

Um caroço no pescoço que dói quando aperta normalmente nada mais é do que o aumento de um gânglio, cenário bastante comum. Não é preciso alarde, pois essa estrutura pode significar uma série de diagnósticos que apenas um especialista poderá confirmar. Portanto, sempre busque um médico para te ajudar a entender melhor o que está acontecendo.

Hoje, porém, falaremos sobre linfonodos cervicais, a partir de que momento se tornam suspeitos e quando é necessário realizar uma investigação mais precisa.

O caroço no pescoço que dói quando aperta

Os linfonodos cervicais, também conhecidos como gânglios linfáticos, podem ser entendidos como uma espécie de estrutura que auxilia na segurança do corpo humano. Eles produzem e armazenam os linfócitos, células responsáveis pela defesa do organismo.

É bastante comum que estes fiquem aumentados, inchados ou doloridos quando estamos passando por algum tipo de infecção ou inflamação, por exemplo, como infecções nas vias aéreas ou na garganta. Porém, existem alguns cenários em que esse tipo de inchaço pode significar uma enfermidade mais grave, por isso é importante prestar atenção aos sinais que seu corpo te dá.

Quando investigar

Existem algumas recomendações para a realização de uma investigação mais profunda acerca do caroço que dói quando aperta:

  • tamanho — igual ou menor do que dois centímetros de diâmetro;
  • persistência — por mais de quatro semanas;
  • crescimento progressivo;
  • aderência a planos profundos;
  • características suspeitas (nódulo arredondado ou cístico, com perda das características habituais ao ultrassom).

Para ser possível realizar um diagnóstico assertivo o paciente deverá passar por uma biópsia ou punção do linfonodo. Pode-se frisar que, a partir da adolescência as chances de malignidade aumenta. A partir dos 60 anos existe uma possibilidade maior do aumento significar um tumor ou mesmo uma metástase. Na infância, a principal causa são os processos inflamatórios inofensivos do corpo humano.

Descubra aqui quando é necessário fazer a Cirurgia dos Gânglios Linfáticos do Pescoço.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *