parotidectomia pós operatório

Parotidectomia: Saiba tudo sobre o pós-operatório

Parotidectomia: Saiba tudo sobre o pós-operatório

A parotidectomia é um dos principais tratamentos para o câncer das glândulas salivares. Essas glândulas são essenciais para o ser humano e estão divididas em dois grupos: as maiores e as menores. As parótidas são as maiores, localizadas na lateral da face.  E as menores são as glândulas sublinguais e as glândulas submandibulares, localizadas no assoalho bucal. Quando falamos sobre o pós-operatório da parotidectomia, estamos nos referindo ao procedimento de remoção total ou parcial dessas glândulas especificamente.

Quer entender melhor como funciona o procedimento e quais são os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório da parotidectomia? Confira o artigo que preparei para você e saiba tudo sobre o assunto.

Como funciona a parotidectomia?

A parotidectomia consiste na ressecção da glândula parótida. Esse procedimento é realizado para tratar os tumores no local, sejam eles benignos ou malignos. Existem três diferenças primordiais entre os tipos de cirurgia (total, parcial ou superficial), mas o prognóstico adequado só pode ser indicado por um médico especialista no assunto.

É essencial ficar atento aos sintomas, pois a doença tem chances muito mais altas de cura sem sequelas quando é identificada mais cedo.

Como funciona o pós-operatório da parotidectomia?

O pós-operatório da parotidectomia dependerá do tipo de abordagem que foi necessária e também da extensão da cirurgia que foi realizada. Muitas vezes, por exemplo, o nervo facial acaba sendo invadido pelo tumor e pode ser danificado, causando a paralisia facial do paciente, o que pode levar a problemas na fala e deglutição. Para contornar essa questão, será necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo e nutricionista, por exemplo.

De maneira geral, o pós-operatório da parotidectomia costuma ser tranquilo, uma vez que o procedimento dificilmente apresenta complicações e geralmente segue bem. Costuma ser pouco doloroso e sem restrições de alimentação. Pode ocorrer inchaço no local e às vezes até acúmulo de saliva abaixo da incisão (fístula salivar), mas geralmente estas complicações se resolvem com curativo e outras medidas simples. É preciso, porém, privar-se de esforço físico.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *