Nódulo-na-Tireoide-Pode-Sumir

Nódulo na Tireoide Pode Sumir ou Precisa de Cirurgia?

Nódulo na Tireoide Pode Sumir ou Precisa de Cirurgia?

Os nódulos na tireoide podem ter diversas causas diferentes e seu aparecimento é bastante comum, principalmente entre mulheres. Um dado interessante é que estima-se que cerca de um terço de toda a população feminina do mundo terá, em algum momento da vida, um nódulo detectável por meio de uma ultrassonografia. Eles nem sempre são perigosos, mas é imprescindível contar com orientação médica especializada. Muitos acreditam que um nódulo na tireoide pode sumir, e por isso não buscam assistência.

É preciso compreender, antes de tudo, que um nódulo é um aglomerado de células que se desenvolveram na própria glândula tireoide.

Na grande maioria dos casos não é considerado grave. Porém este nódulo passa a exigir mais atenção quando surgem complicações, como por exemplo, a presença de um mais nódulos grandes, pode podem gerar a sensação de “caroço na garganta” e causar dificuldade para engolir e até para respirar. Outro caso que precisa ser avaliado é o nódulo chamado “funcionante”, que produz hormônio e eleva seus níveis no corpo causando sintomas de hipertireoidismo.

Podem ser benignos ou malignos, mas apenas o médico poderá concluir esse tipo de diagnóstico, a partir de exames de imagem, punção, biópsia e outros.

Afinal, um nódulo na tireoide pode sumir?

É comum encontrarmos casos de pessoas que notaram a existência de uma lesão por meio do toque e, acreditando que o nódulo da tireoide pode sumir, deixaram de procurar assistência médica. O que acontece é que nem sempre o nódulo cresce. Na verdade, 80% deles mantém sempre o mesmo tempo. Em contrapartida, eles raramente desaparecem.

Além disso, é importante perceber que esse nódulo observado pode ser o resultado de um processo inflamatório, e quando esta inflamação é tratada, o nódulo desaparece, o que pode causar confusão em relação aos sintomas e consequentemente, no tratamento.

Por isso, a importância de investigar as causas do aparecimento de nódulos, mesmo que não estejam causando dores ou desconfortos e pareçam inofensivos.

É preciso lembrar que da mesma forma que seu nódulo pode ser benigno, também existem chances de haver malignidade. Portanto, não deixe de buscar orientação profissional.

Quando a cirurgia de tireoide é indicada?

Agora que você já sabe se um nódulo na tireoide pode sumir ou não, é hora de entender melhor quando a cirurgia é indicada para a retirada dos mesmos. Em suma, esse procedimento é indicado apenas nos casos em que foi constatada a suspeita de câncer ou quando o nódulo, mesmo benigno, está secretando hormônios de maneira indesejada.

A cirurgia, conhecida como tireoidectomia, é um procedimento extremamente seguro. É realizado com anestesia geral, mas costuma durar no máximo duas horas.

De maneira geral, o tempo de internação é de apenas um dia e o pós-operatório dura cerca de duas semanas. Não é indicado o repouso total, mas é recomendado evitar esforços físicos, como atividades domésticas intensas, por exemplo.

Sentir um pouco de dor é normal durante este processo e pode ser tratada com analgésicos e anti-inflamatórios. A ingestão de líquidos e alimentos pastosos pode ser indicada para diminuir o desconforto na garganta durante a recuperação.

Raramente são observadas complicações, sendo as mais comuns:

  • hematoma no local da incisão;
  • rouquidão, que na maioria das vezes é transitória, e costuma durar cerca de duas semanas.

É imprescindível buscar orientação médica e manter seus exames em dia.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *