linfonodos no pescoço é cancer

Linfonodos no pescoço pode ser câncer? Descubra aqui

Linfonodos no pescoço pode ser câncer? Descubra aqui

Muita gente, ao encontrar caroços ou protuberâncias no pescoço já pensam prontamente que pode ser câncer. E não é pra menos, esses pequenos órgãos inchados podem ser sinais de infecção e mesmo de um câncer, mas isso é algo que apenas a consulta com o médico pode esclarecer totalmente.

Preparamos esse artigo pra você aprender um pouco mais sobre os linfonodos e sua relação com o câncer, vamos lá?

O que são os linfonodos?

Nosso corpo é formado por vários sistemas, como o sanguíneo, respiratório, etc. Um dos menos falados é o chamado Sistema Linfático. Ele é formado de vasos que carregam a linfa, uma substância que tem a função de retirar substâncias e bactérias que são nocivas ao organismo.

Os linfonodos são filtros dessa substância, possuindo células imunológicas que ajudam a matar o que nos quer prejudicar. Eles ficam em locais como pescoço, axilas e virilhas.

Linfonodos no pescoço são câncer?

As pessoas se fazem essa pergunta, normalmente, quando encontram um linfonodo inchado, o que é também chamado de íngua.

O inchaço dos linfonodos não significa necessariamente a presença de um câncer. Porém, o aumento de tamanho indica que o corpo está combatendo uma infecção na região ou trabalhando para conter algum excesso prejudicial ao organismo.

Apesar disso, os linfonodos inchados podem também significar câncer. Eles incham e endurecem e não geram dor, o que é comum em outros casos relacionadas às infecções.

E se for câncer?

Existem duas opções para o aparecimento de câncer nos linfonodos. A primeira é ele ser gerado diretamente nesse local, o que é chamado de linfoma.

Outra opção, mais comum, é ter surgido em outro lugar do corpo e gerado metástase.
A metástase é o processo de espalhamento de um câncer pelo corpo, a partir de células malignas que se desprendem de sua origem. Elas podem acabar na linfa e acabam parando em um linfonodo e crescendo, causando a metástase.

O aparecimento desses linfonodos inchados, duros e indolores, podem indicar um câncer na região. Um linfonodo no pescoço, por exemplo, pode sugerir um câncer na garganta que se espalhou.

Em caso de dúvida, vá ao médico

Muitas vezes os linfonodos, ou ínguas, são apenas sinais do organismo de uma infecção ou alteração no corpo. No entanto, se você sente o inchaço grande e duro e não sente dor, é melhor consultar um médico para tirar as dúvidas.

O especialista será capaz de identificar e, se necessário, indicar a retirada cirúrgica do linfonodo.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *