impacto da alimentação na saúde da tireoide

Impacto da nossa alimentação na saúde da nossa tireoide

Você sabia que nossa alimentação pode impactar diretamente na saúde da tireoide e no funcionamento dela?

Alimentos como a soja, açúcar, farinhas refinadas, alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos de forma excessiva podem prejudicar o funcionamento da tireoide. 

Por isso é muito importante manter uma dieta balanceada com alimentos que sejam fonte de fibras, iodo, selênio, zinco, cobre, que são os nutrientes necessários para o bom funcionamento e que podem ser facilmente encontrado em alimentos como peixes, frutos do mar, cereais integrais, ovos e frutas.

Vale ressaltar que, caso você tenha alguma doença na glândula, nenhum alimento substitui o uso dos medicamentos prescritos pelo especialista.

Alguns alimentos que, quando consumidos em excesso e por muito tempo podem prejudicar a sua tireoide são:

Alimentos industrializados: alimentos como carnes defumadas, molhos prontos, sorvetes e salgadinhos, contêm alguns conservantes que atrapalham a absorção do mineral do iodo pela tireoide que podem causar o hipotireoidismo. Além de, esses conservantes podem causar alterações mais graves, levando também ao câncer.

Farinha e açúcar refinado: o consumo exagerado de açúcar principalmente encontrado nos doces, sorvetes e bolos e as farinhas encontradas em pães, arroz e macarrão, podem causar  a resistência à insulina e levar a diabetes.

Soja e derivados: a soja e os seus derivados, como o tofu, leite de soja entre outros são fontes de nutrientes que podem desempenhar funções semelhantes ao estrógeno. Mas caso consumidos em excesso pode causar hipotireoidismo.

Vegetais crucíferos: brócolis, repolho, couve de bruxelas entre outros vegetais, são ricos em antioxidantes e previnem inúmeras doenças. Porém, esses alimentos contém glucosinolatos, compostos que diminuem a produção de hormônios da tireoide, e também podem causar hipotireoidismo.

Procure um médico especialista para te auxiliar e melhorar a sua alimentação, pois ela também pode impactar diretamente a saúde da sua tireoide.

E lembre-se: mantenha seus exames de rotina e cuide da sua saúde!

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *