tratamentos para nódulo de tireoide

Tratamentos para nódulo de tireoide: Conheça os 4 principais

Conheça 04 tratamentos para nódulo de tireoide

Você já deve ter se perguntado “tenho um nódulo na tireoide, e agora?” O primeiro a fazer quando percebemos um nódulo na tireoide é respirar fundo e não se desesperar.
Logo em seguida, é fundamental buscar um médico especialista para saber exatamente qual o tipo e os tratamentos de nódulo na tireoide mais indicados para o seu caso.

É importante manter a calma neste momento, porque a grande maioria dos nódulos diagnosticados são benignos e dependendo do caso, o acompanhamento clínico periódico já é suficiente.

Mais adiante vamos abordar com mais detalhes os tratamentos indicados para nódulos na tireoide.

Sintomas de nódulo na tireoide a serem observados

Os nódulos da tireoide se caracterizam por serem um aglomerado de células que se desenvolveram e cresceram na própria glândula. Embora a grande maioria destes nódulos sejam assintomáticos, nódulos de tamanhos maiores podem causar dor na região do pescoço, dificuldade para engolir, problemas na respiração, mudança na voz ou rouquidão, entre outros sintomas.

Não existem causas específicas para o surgimento dos nódulos, porém são mais comuns em mulheres e costumam se desenvolver conforme a idade avança.

Principais tratamentos para nódulo na tireoide

Embora não haja cura, é possível ter uma vida longa e com muita qualidade sem que o caso se agrave ou cause complicações.
Entre os principais tratamentos para nódulos na tireoide estão:

Acompanhamento clínico

Realizado pelo médico especialista, tanto através do exame físico, como complementado com exames de imagem ou de sangue, e deve ser realizado a cada 06 ou 12 meses;

Cirurgia

Geralmente indicada para nódulos suspeitos ou malignos, também pode ser utilizada nos casos em que o tamanho do nódulo benigno atrapalha a respiração ou causa dor e dificuldade para engolir, por exemplo;

Terapia com Iodo radioativo

Normalmente utilizada para eliminar as células malignas que eventualmente tenham ficado após a remoção do nódulo ou fazer com que parem de produzir hormônios.

Ablação da tireoide

Uma técnica relativamente nova, que é realizada por meio de radiofrequência. Considerada menos invasiva, permite a preservação da do tecido da glândula e a produção de hormônios. Dessa forma, evita-se tanto a cicatriz da cirurgia, quanto o uso de medicamentos para regular a função da tireoide.

Não existe uma forma de prevenção destes nódulos, porém alguns fatores como realizar consultas periódicas a um médico especialistas, atenção a alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade de vida e consequentemente, a saúde em geral.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *