Tireoidectomia sem Cicatriz: Conheça este procedimento
Um dos grandes desconfortos para aqueles que precisam passar por uma remoção parcial ou total da glândula tireoide é a recuperação do corte que é realizado. O que muitos não sabem é que, nos dias de hoje, já existe o procedimento de tireoidectomia sem cicatriz.
Se interessou pelo assunto e quer aprender mais sobre o procedimento? Nós te contamos tudo sobre a tireoidectomia sem cicatriz ao longo deste texto! Confira abaixo e descubra mais informações acerca do assunto.
O que é uma tireoidectomia, ou cirurgia da tireoide?
A tireoidectomia é uma cirurgia que consiste na remoção total ou parcial da glândula tireoide por conta de tumores malignos ou benignos. Habitualmente, realiza-se uma incisão no pescoço para sua realização. Apesar dos bons resultados cosméticos quando falamos sobre a cicatriz, muitos pacientes ficam preocupados com a forma como o corte vai cicatrizar e sua aparência após a cicatrização, particularmente por conta da grande visibilidade que há nessa região do pescoço.
A tireoidectomia é a principal forma de tratamento que temos nos dias de hoje para o tratamento dos tumores na glândula tireoide. Quando malignos, pode ainda haver combinação de quimioterapia e radioterapia, sempre de acordo com o prognóstico indicado por um médico especialista.
Como funciona a cirurgia da tireoide sem cicatriz?
Quando falamos sobre tireoidectomia sem cicatriz, falamos de uma abordagem cirúrgica alternativa não deixa cicatriz visível no pescoço.
Nessa abordagem “sem cicatriz”, conhecida como Tireoidectomia transoral transvestibular endoscópica (TOETVA – TransOral Endoscopic TransVestibullar Aproach), o cirurgião opera na glândula tireoide ou paratireoide usando pequenos instrumentos através de pequenas incisões escondidas na região interna dos lábios, guiados por finas câmeras endoscópicas.
Trata-se de um procedimento seguro, com as mesmas baixas taxas de complicações observadas nas cirurgias de tireoidectomia convencionais. A recuperação após esse procedimento é rápida, com retorno às atividades após cerca de duas semanas.
Esta técnica cirúrgica é recente no Brasil, com poucos centros ainda realizando este procedimento. Para saber se é candidato a cirurgia por esse método, consulte um médico especialista.
Leave A Comment