Cirurgia da Tireoide e Paratireoides

dr. rafael de cicco

A cirurgia da tireoide, também chamada tireoidectomia, é um procedimento relativamente comum, realizado para tratar doenças nas glândulas tireoidianas, como cistos, nódulos, aumento exagerado, câncer.

Consiste na retirada, total ou parcial, da tireoide.

Os procedimentos feitos nas paratireoide são chamados de paratireoidectomias.

Utilizamos a anestesia geral e a cirurgia costuma durar cerca de uma hora e meia.

Através de uma incisão na altura do pescoço é possível observar completamente as glândulas.

Na maior parte dos casos, o paciente permanece apenas um dia em internação hospitalar, para garantir que sangramentos não ocorram no local da cicatriz. Tipos de cirurgias:

  • Tireoidectomia total: Consiste na remoção completa da tireoide, havendo obrigatoriamente a necessidade de reposição hormonal
  • Lobectomia ou Hemitireoidectomia: Consiste em retirar apenas um lado e também o istmo, que é a parte que central da glândula, ficando metade de tireoide funcionando normalmente. Precisará de avaliação para averiguar necessidade de reposição hormonal posterior.
  • Esvaziamento cervical: Em alguns casos, além de remover a tireoide, pode ser preciso retirar os linfonodos próximos à glândula e região cervical. O médico pode não ver necessidade de esvaziamento cervical se a biopsia indicar que a área não foi afetada.

DR. RAFAEL DE CICCO

O pós-cirúrgico da cirurgia da tireoide

O pós-cirúrgico da tireoidectomia costuma durar em torno de 15 dias. Não se deve fazer esforços físicos como correr ou atividades domésticas intensas, para evitar o desenvolvimento de inchaço e sangramento no local do corte.

Na primeira semana, é proibido ir ao trabalho ou escola, mas não é necessário o repouso absoluto. Pode-se andar e comer normalmente.

Até o momento de alta da internação, pode ser utilizado um dreno, principalmente nos casos em que a tireoide operada era grande.

É feito um curativo que não deve ser removido até o retorno médico.

Os pontos são internos e não há necessidade de remoção. É importante proteger o local contra sol e ter atenção ao curativo, que ajuda a proteger contra bactérias.

pós Operatório

Complicações da cirurgia da tireoide

São raras as complicações provenientes da cirurgia da tireoide, porém, podem surgir alguns desconfortos.

Dor de garganta e tosse, por exemplo, são os mais comuns, mas devem passar em cerca de uma semana.

Nessas situações, o paciente pode ter dificuldade para comer, portanto alimentos moles e pastosos são os mais indicados.

O hematoma proveniente da cirurgia pode provocar inchaço e dor, mas estes são tranquilamente contornáveis com analgésicos comuns.

No caso de uma tireoidectomia total, a reposição hormonal será necessária.

Após a recuperação é feita uma biópsia para avaliar o resultado cirúrgico.

Apesar de ser uma cirurgia comum, realizada centenas de vezes diariamente em todo o mundo, a medicina está sempre em constante evolução. O médico precisa estar atento às novidades e tendências da medicina, aprimorar técnicas para poder oferecer atendimento moderno, seguindo os melhores protocolos.

Dr. Rafael de Cicco é especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e tem participação ativa em publicações médicas nacionais e internacionais.