Radiofrequência para tratamento dos nódulos de tireoide
Os avanços tecnológicos da área da saúde são sempre impressionantes, e uma das mais recentes técnicas que passou a ser utilizada para o tratamento de nódulos de tireoide é a radiofrequência.
Conforme dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a estimativa é de que os nódulos de tireoide afetam aproximadamente 60% da população, principalmente na faixa dos 50 anos de idade. Por isso, o desenvolvimento de técnicas menos invasivas para realizar o tratamento dos nódulos é um grande avanço.
Para entender quais as vantagens da técnica de radiofrequência para os pacientes e como ela funciona, acompanhe o nosso artigo.
O que são os nódulos de tireoide?
Os nódulos de tireoide podem surgir nas mais diversas situações, podendo ser desde o resultado de uma inflamação até mesmo algum tumor maligno.
A formação do nódulo de tireoide se dá pela aglomeração de células da glândula tireoide que se devolveram. Eles vêm acompanhados do aumento de tamanho da tireoide, às vezes dificuldade para respirar ou engolir e podem até mesmo alterar a produção de hormônios da glândula.
O diagnóstico pode ser feito através de exames de imagem como o ultrassom, mas também através de punção da tireoide ou biópsia. Nos casos em que a tireoide está muito grande ou de tumor maligno a recomendação geralmente é a cirurgia para a sua remoção. Entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico especialista, que determinará qual é o melhor tratamento mais adequado.
Tratamento por radiofrequência dos nódulos de tireoide?
No início deste ano um novo equipamento para o tratamento de nódulos de tireoide foi regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recebeu o código no rol de procedimentos da Associação Médica Brasileira (AMB).
Esse novo equipamento permite que os nódulos de tireoide possam ser tratados através de radiofrequência. O procedimento é feito com o auxílio de um ultrassom e consiste na introdução de uma agulha fina no nódulo. Essa agulha irá emitir ondas de calor.
As vantagens do tratamento do nódulo de tireoide por radiofrequência incluem:
- como não há cortes, não há cicatrizes;
- geralmente, o paciente pode ser dispensado da internação após a realização do procedimento;
- os nódulos podem ser reduzidos em até 80% dos casos;
- como não há a necessidade de remoção da tireoide, o paciente não precisará passar por reposição hormonal.
Sempre é importante lembrar que ao surgir qualquer sintoma, um médico deve ser procurado. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento.
Leave A Comment