Nódulo na Tireoide: Sintomas que Indicam a Condição
O primeiro ponto que deve ser esclarecido na hora de conversarmos sobre os sintomas de nódulo na tireoide é que ter um nódulo não é o mesmo do que ter um tumor ou mesmo ter um câncer, e que não necessariamente os nódulos são perigosos. Os nódulos são crescimentos anormais da pele ou de qualquer outro tecido do corpo humano. É preciso, porém, ficar atento aos sinais.
Quando o assunto é um nódulo especificamente na tireoide, ele é caracterizado por um aglomerado de células que se desenvolveram e cresceram na própria glândula. Ao longo deste artigo você conhecerá mais sobre os sintomas que indicam a condição, bem como suas possíveis causas e tratamentos.
Sintomas de Nódulo na tireoide
Os sintomas de nódulo na tireoide são, em sua maioria, uma grande incógnita. Isso porque a maior parte dos nódulos simplesmente não provoca nenhum sintoma. Porém, nódulos de tamanho exacerbado podem acabar pressionando outras estruturas na região do pescoço, levando a:
- dor na região do pescoço;
- dificuldade para engolir;
- problemas na respiração;
- mudança na voz ou rouquidão;
- sensação de caroços no pescoço.
Além disso, também é possível que nódulos se desenvolvam e produzam e secretem os próprios hormônios da tireoide, levando aos mesmos sintomas do hipertireoidismo, como:
- pele úmida;
- pulso acelerado;
- nervosismo;
- agitação;
- pele avermelhada;
- perda de cabelo.
As causas de nódulo na tireoide
Agora que você já conhece alguns dos possíveis sintomas que nódulo na tireoide pode causar, é hora de compreender por que, afinal, eles aparecem. Este tipo de condição pode ter diversas causas. Na maior parte das vezes os médicos não são capazes de explicar a razão para o surgimento anormal deste tipo de célula. Porém, há alguns fatores de risco:
- a chance de desenvolver os nódulos aumenta de acordo com a idade;
- pessoas do sexo feminino são mais dispostas ao desenvolvimento dos nódulos.
Lembre-se de sempre buscar auxílio médico especializado e nunca se medicar por conta própria. Caso esteja experimento algum dos sintomas acima, busque um endocrinologista ou um médico da cabeça e pescoço.
Leave A Comment