diagnóstico-de-câncer-de-cabeça-e-pescoço

Diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço: O que fazer agora?

Diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço: O que fazer agora?

Um diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço pode ser um grande choque. Afinal de contas, inúmeras incertezas podem surgir, a maioria delas são provenientes da falta conhecimento sobre a doença e sobre o tratamento.

Por isso, ao ser diagnosticado com um câncer é fundamental entender como será o tratamento, tentar manter um estilo de vida saudável durante o tratamento e se consultar com um psicólogo. A seguir falaremos um pouco sobre cada uma dessas medidas que podem (e devem) ser adotadas pelos pacientes

O que fazer depois do diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço?

1. Entenda como será o tratamento

Sem dúvida alguma, o primeiro passo depois do diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço é discutir com o seu médico quais são os tratamentos disponíveis para o seu caso. Lembre-se que, apesar de existirem diferentes tratamentos, que cada caso deve ser analisado individualmente, já que depende do tipo de câncer, do estágio que a doença se encontra e das condições clínicas do paciente.

É absolutamente normal ter dúvidas e esclarecê-las com o médico te deixarão mais tranquilo. Isso porque, você saberá o que vem pela frente e o que será preciso enfrentar. Nada melhor do que conhecer as batalhas para poder enfrentá-las da melhor forma.

2. Mantenha um estilo de vida saudável

Durante o tratamento é importante manter um estilo de vida saudável, se alimentando bem
A boa alimentação aumentará os seus níveis de energia, disposição e manterá o seu corpo saudável durante o tratamento. Se não souber por onde começar, converse com o seu médico e consulte um nutricionista.

Caso não haja restrição médica, você também poderá praticar algum tipo de atividade física leve. Isso porque os exercícios físicos podem auxiliar a reduzir o estresse e a ansiedade que podem surgir durante o tratamento do câncer. Os mais indicados talvez sejam caminhadas, natação, alongamentos.

Vale ressaltar que o paciente deverá discutir com o médico a respeito da prática de atividade física, se você poderá fazer algum exercício e qual seria o mais adequado para você.

3. Procure ajuda psicológica

Obter toda a ajuda possível para enfrentar um diagnóstico e um tratamento de câncer da cabeça e pescoço é muito importante. Esse é um período da vida do paciente em que ele precisará de ajuda dos familiares, amigos e até mesmo de um psicólogo.

Por isso, se você sentir que precisa conversar com algum profissional que te dê ferramentas para você enfrentar a doença, não hesite em procurar um terapeuta. Conversar sobre o que você sente e sobre o que você vem passando é importantíssimo.

Finalmente, sempre que houverem dúvidas a respeito dos tratamentos e seus efeitos colaterais é fundamental procurar o seu médico.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *