Como saber se estou com câncer de boca? Conheça os exames
Se você tem dúvidas de como saber se você tem câncer de boca, então provavelmente você se deparou com algum tipo de sintoma. Perceber os sintomas rapidamente é fundamental para um diagnóstico precoce da doença.
Entretanto, por mais que você tenha sintomas de câncer de boca, o diagnóstico deve ser confirmado por um médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Neste artigo, falaremos quais são os exames diagnósticos para esse tipo de câncer. Confira!
Câncer de boca: como saber se eu tenho
1. Exame clínico e histórico do paciente
Assim que o paciente percebe os sintomas de câncer de boca ele deverá se consultar com um médico especialista. Durante a consulta, o médico fará uma série de perguntas para entender qual é o histórico do paciente.
Informações como presença de histórico de tumores na família e hábitos de vida do paciente são fundamentais. Principalmente porque muitos tumores estão relacionados ao sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo.
Além disso, o médico fará o exame clínico do paciente. Esse exame inclui a observação da presença de lesões na boca, nódulos na cabeça, rosto e pescoço e palpação dos linfonodos.
2. Exames de sangue
Apesar de não serem capazes de diagnosticar câncer de boca, eles são fundamentais para que o médico entenda qual é o estado de saúde geral do paciente. Como esses exames é possível avaliar a função de diferentes órgãos, como rins e fígado, bem como se o paciente possui anemia ou desidratação. Eles também são muito importantes durante o tratamento, pré e pós cirurgia.
3. Biópsia
A biópsia também é um exame comumente realizado não apenas no diagnóstico do câncer de boca, mas de diversos tumores. A biópsia consiste na remoção (total ou parcial) da lesão ou nódulo, seguida pela análise patológica. É através deste exame que é possível saber se um tumor é maligno ou benigno.
A coleta da biópsia pode ser feita através de cirurgia ou através de punção aspirativa por agulha fina.
4. Exames de imagem
Ainda, existem diversos exames de imagem que podem ser realizados. Eles servem para determinar qual é a extensão do tumor, se houve o comprometimento de áreas próximas, se outras áreas foram acometidas e acompanhamento do tratamento.
Os exames de imagem mais comumente realização são: raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética
Leave A Comment