cicatriz após a tireoidectomia

Como fazer para cuidar da sua cicatriz após a tireoidectomia

Como fazer para cuidar da sua cicatriz após a tireoidectomia

A boa recuperação da cicatriz após a tireoidectomia depende muito do paciente seguir à risca todas as recomendações médicas. Algumas atividades devem ser evitadas e alguns cuidados são fundamentais nesse período.

Preparamos esse artigo com as principais recomendações para que você saiba como cuidar da cicatriz após a tireoidectomia.

Quando a tireoidectomia é realizada?

A tireoidectomia é o nome dado para a cirurgia realizada para fazer a remoção da glândula tireoide, que pode ser parcial ou total. Esse procedimento faz parte do tratamento de tumores na região, sejam eles benignos ou malignos. Por isso, é fundamental que o paciente fique atento ao aparecimento de caroços na região do pescoço e procure um médico caso perceba qualquer sintoma.

Por mais que este seja um procedimento de rotina, tenha bons resultados e raramente apresenta complicações. Geralmente o paciente fica internado por 1 dia apenas. Depois desse período, é fundamental cuidar da cicatriz da cirurgia, que fica no pescoço, ou seja, em um local bem visível. Por isso é tão importante cuidar dela adequadamente para garantir uma boa recuperação e uma cicatriz menos aparente.

Cuidados com a cicatriz após a tireoidectomia

É importante mencionar que já está disponível uma técnica cirúrgica que permite a realização da tireoidectomia sem cicatriz. Essa técnica é feita por meio de aparelhos de vídeocirurgia, e as cicatrizes ficam escondidas, sem ficar aparente no pescoço.

Para aqueles pacientes que realizarem a tireoidectomia pelo método convencional, com algumas medidas simples já é possível garantir uma boa recuperação. Veja a seguir quais são os cuidados que o paciente precisa ter para cuidar da cicatriz após a tireoidectomia:

  • Manter repouso na primeira semana após a cirurgia;
  • Evitar fazer movimentos bruscos com a cabeça;
  • Não levantar em excesso a cabeça, sendo ideal mantê-la em um ângulo de 30°;
  • Manter a ferida operatória sempre seca e limpa;
  • Trocar o curativo sempre que estiver sujo ou molhado;
  • Não expor a cicatriz ao sol por um período de 4 meses após a cirurgia;
  • Utilizar protetor solar com no mínimo FPS 60.
  • Utilizar no pós operatório uma placa ou pomadas de silicone, que diminuem o risco de formação de quelóides.

É comum o paciente sentir um pouco de dificuldade para engolir alguns alimentos. Portanto, o paciente ainda pode optar pela ingestão de alimentos mais moles ou pastosos por alguns dias após a cirurgia.

É sempre importante ressaltar que após a realização da cirurgia de tireoide o paciente deve seguir todas as recomendações médicas. E ainda, caso surja qualquer sintoma o médico deve ser procurado o mais rapidamente possível.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *