causas hipertireoidismo

4 causas do hipertireoidismo: conheça e previna-se

4 causas do hipertireoidismo: conheça e previna-se

O hipertireoidismo é uma doença que ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios tireoidianos, o T3 (triiodotironina) e o t4 (tetraiodotironina). O resultado desse excesso é um desequilíbrio no nosso organismo, que se manifesta através de diversos sintomas. Entre esses sintomas podemos citar: insônia, perda de peso, taquicardia, arritmia, retração das pálpebras, calor excessivo, sudorese, bócio, diarreia, dentre outros.

Existem diferentes causas do hipertireoidismo, nos parágrafos a seguir falaremos das quatro principais. Confira!

Causas do hipertireoidismo

Veja a seguir quais são as quatro principais causas de do hipertireoidismo.

Doença de Graves

A doença de Graves é a causa mais comum do hipertireoidismo, sendo responsável por cerca de 60 a 80% dos casos. Ela é uma doença auto-imune em que o organismo produz anticorpos contra a tireoide, provocando o seu mau funcionamento.

Ela é mais comum em mulheres abaixo dos 40 anos, entretanto, pacientes que possuem parentes com doença de Graves ou de outras doenças auto-imunes (diabetes tipo 1, vitiligo, anemia perniciosa) devem ficar atentos. Além disso, gravidez, tabagismo e estresse físico e emocional podem ser um gatilho para o surgimento da doença.

Doença de Plummer

Também conhecida como bócio nodular tóxico, essa é a segunda causa mais comum do hipertireoidismo. Ela é causada pela presença de uma adenoma tóxico, um nódulo benigno que aparece na região da tireoide, sendo que esse nódulo é quem produz o excesso de hormônio, responsável por desregular o organismo

Tireoidite

A tireoidite é uma inflamação da tireoide, resultando na destruição das células da glândula na consequente liberação de hormônios na circulação sanguínea. A tireoidite pode aparecer no pós-parto, de forma leve ou moderada, que pode vir seguido de hipotireoidismo. O tipo mais comum é conhecido como Tireoidite de Hashimoto.

Uso de medicamentos

Outra importante causa do hipertireoidismo é o uso de medicamentos. Dentre eles podemos citar algumas medicações que são utilizadas no tratamento de cânceres. Paciente que fazem uso de amiodarona, interferon alfa e lítio devem ser monitorados regularmente.

Hipertireoidismo: últimas considerações

Vale ressaltar que o paciente deve ficar atento a quaisquer alterações no seu organismo ou aparecimento de sintomas, e procurar um médico especialista assim que esses sintomas surgirem.

Além disso, a realização de exames médicos e laboratoriais periódicos aumentam as chances de diagnóstico precoces de doenças, aumentam a eficácia de tratamentos e melhoram o prognóstico da doença.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *