Câncer nas glândulas salivares tem cura? Conheça os tratamentos
Ao receber o diagnóstico de câncer nas glândulas salivares as primeiras dúvidas que surgem são se a doença tem cura e qual é o tratamento. Para responder a estas perguntas é preciso conhecer em detalhes o caso, tais como estágio de diagnóstico e se o tumor é benigno ou maligno.
Pensando nisso, fizemos este artigo para falar sobre o câncer das glândulas salivares, se ele tem cura e quais os tratamentos possíveis.
Câncer nas glândulas salivares tem cura?
A grande maioria dos pacientes, cerca de 85%, que são diagnosticados com câncer na glândula salivar apresentam tumores benignos. As glândulas parótidas são geralmente as mais afetadas, seguido pelas glândulas submandibulares, salivares menores e sublinguais.
O primeiro sintoma que os pacientes percebem é a presença de uma massa indolor. Entretanto, quando o tumor é maligno o paciente geralmente sente dor e queimação na região, podendo ocorrer até mesmo a perda de função.
Para que o diagnóstico seja feito corretamente, além do exame clínico, alguns exames complementares são necessários. Estes exames são a punção com aspiração por agulha fina, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
É importantíssimo que o paciente procure o médico assim que perceber os primeiros sintomas. Os tumores benignos normalmente não representam nenhum perigo para o paciente, mas os tumores malignos das glândulas salivares podem crescer rapidamente e se espalhar para outras partes do corpo.
Tratamentos para o câncer nas glândulas salivares
Para os tumores benignos, o tratamento existente é a remoção cirúrgica do tumor. É importante que todo o tumor seja removido, caso contrário podem ocorrer recidivas. A cirurgia das glândulas salivares é relativamente simples e normalmente requer apenas 1 dia de internação.
No caso dos tumores malignos, além de realizar a cirurgia para a remoção do tumor e da glândula, pode ainda ser necessário fazer algumas sessões de radioterapia. Entretanto, isso depende do tipo de tumor que o paciente apresentar. Até o momento não foi desenvolvido nenhum tratamento por quimioterapia que seja eficaz contra os tumores de glândulas salivares.
Assim como em outros tumores malignos, o diagnóstico precoce é muito importante durante o tratamento. Principalmente porque tumores malignos das glândulas salivares podem aumentar de tamanha bem rápido, resultando no comprometimento de estruturas próximas e com grandes chances de metástase.
Por isso, não apenas procurar o médico assim que perceber qualquer sintoma é fundamental, mas também a realização de exames periódicos.
Leave A Comment