Câncer de laringe pode evoluir com metástase? Descubra aqui
O câncer de laringe corresponde a 2% dos tumores malignos diagnosticados. Por outro lado, ele representa 25% dos tumores que podem acometer a região do pescoço. Dito isso, uma das dúvidas dos pacientes é se o câncer de laringe pode dar metástase. Para ajudar a esclarecer esta dúvida, preparamos este artigo.
Fatores de risco
Dentre os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de laringe é possível mencionar:
- Consumo de álcool;
- Fumantes possuem 10 vezes mais risco de desenvolver o câncer de laringe;
- Exposição a agentes químicos e físicos, como, por exemplo amianto, solventes orgânicos, poeiras diversas (cimento, madeira, couro), sílica, formaldeído, dentre outros.
A prevenção está baseada principalmente em evitar o consumo de álcool e cigarros.
Sintomas e diagnóstico
A presença de sintomas vai depender do local em que o câncer surgir. No caso do câncer supraglótico, ou seja, acima das pregas vocais, é comum que o paciente sinta dor na garganta ao engolir, perceba alterações na voz e tenha a sensação de caroço na garganta. Já quando o paciente desenvolve o tumor glótico ( na altura das pregas vocais), geralmente a rouquidão é o primeiro sintoma a aparecer. Nos tumores subglóticos ( localizados abaixo das pregas vocais, que são raros, porém agressivos, o principal sintoma é falta de ar.
Assim como qualquer outro tumor, o diagnóstico precoce é importantíssimo. Afinal de contas ele permite que o tratamento seja iniciado rapidamente, aumentando as chances de sucesso e diminuindo a possibilidade de metástase.
Portanto, assim que o paciente perceber qualquer um dos sintomas mencionados, a recomendação é procurar um médico especialista em cabeça e pescoço o quanto antes. Dentre os métodos utilizados para o diagnóstico da doença estão: laringoscopia ou nasofibrolaringoscopia com biópsia
Câncer de laringe pode dar metástase?
Sim, câncer de laringe pode dar metástase. Por mais que a maioria dos casos, 60% dos pacientes diagnosticados, apresentam a forma localizada da doença, em uma parcela dos casos as metástases estão presentes.
Aproximadamente 25% dos pacientes apresentam a forma localizada com metástase nos linfonodos que ficam na região do pescoço. Enquanto os outros 15% apresentam a forma avançada da doença, em que as metástases podem estar presentes tanto na região próximo ao tumor quanto em pontos mais distantes do corpo, como nos pulmões.
Dentre os diferentes tipos de tumores de laringe, os que comumente apresentam mais metástase são os subglóticos e os supraglóticos. Os órgãos mais acometidos são os pulmões.
Leave A Comment