Exame de sangue para tireoide: Saiba como se preparar
A prevenção é o primeiro passo para manter nossa qualidade de vida, e um simples exame de sangue para tireoide é capaz de detectar desequilíbrios em nosso organismo.
A tireoide é uma das glândulas mais importantes do nosso corpo e regula funções vitais para o equilíbrio de nosso organismo, interferindo no funcionamento de órgãos importantes como o coração, intestino, rins e cérebro.
Além de auxiliar no desenvolvimento e crescimento de ossos, músculos e a manter as funções reprodutivas, por exemplo, também está relacionada à memória, humor, controle emocional e ao controle do peso.
Quando a tireoide não está funcionando corretamente gera um desequilíbrio que pode liberar hormônios em excesso causando o hipertireoidismo, ou em quantidades insuficientes, levando ao hipotireoidismo.
Estas disfunções podem apresentar sintomas como agitação, dificuldade de concentração, aumento de apetite, insônia e batimentos cardíacos acelerados em casos de hipertireoidismo.
Já o hipotireoidismo apresenta sintomas como batimentos cardíacos mais lentos, ganho de peso, perda de memória, fraqueza e cansaço.
Quando é preciso verificar a função da tireoide?
Geralmente os exames são indicados para pessoas acima dos 35 anos, ou antes, caso haja suspeita de alterações na glândula; mulheres grávidas ou que queiram engravidar, ou quando são observados nódulos ou alterações durante o exame ou autoexame de tireoide.
Se você apresenta sintomas de hiper ou hipotireoidismo, ou se há pessoas em sua família que tenham doenças relacionadas à tireoide, é importante conversar com seu médico.
Ao identificar possíveis doenças que possam afetar o funcionamento da glândula, diversos exames podem ser solicitados, mas somente seu médico poderá indicar quais deles serão realizados.
Os exames de sangue para tireoide mais comuns são o TSH e o T4, que avaliam as quantidades de hormônios e as funções da glândula. Estes exames ajudam a diagnosticar distúrbios e disfunções como hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Recomendações para a realização de exames de sangue:
O procedimento é simples e pode ser realizado tanto em hospitais, quanto em laboratório.
Não existem contraindicações ou cuidados e preparações específicas para sua realização, porém são necessários certos cuidados:
- O uso de alguns medicamentos pode interferir nos exames, por isso, é importante discutir o uso dessas medicações com seu médico e informar previamente o laboratório;
- Estresse grave ou crônico também pode interferir nos resultados;
- Caso o exame de sangue para tireoide seja realizado no mesmo dia que outros exames de sangue, é importante observar o jejum de até 3 horas.
Leave A Comment