O Que Fazer Quando Encontro Gânglios Linfáticos Inchados?
Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, são órgãos extremamente importantes para a defesa do organismo. Eles estão distribuídos pelo corpo humano e são responsáveis pela produção e armazenamento dos linfócitos, células de defesa que combatem diversos tipos de doença.
Na presença de infecções e inflamação estes gânglios podem ficar inchados, mas o que você deve fazer quando perceber este inchaço? Ao longo deste artigo nós vamos falar um pouco sobre as razões que podem levar ao inchaço e o que deve ser feito quando se encontra em uma situação como essa.
Gânglios linfáticos inchados doem?
Geralmente, quando gânglios linfáticos estão inchados e doloridos, isso é uma resposta de seu corpo a infecções ou inflamações. Esta resposta ocorre normalmente, e é um sinal de que o organismo está combatendo doenças. Como, por exemplo. inflamações das vias respiratórias ou da garganta.
Na maioria das vezes, este inchaço é passageiro e não há necessidade de preocupação. Isso porque o inchaço tende a desaparecer em cerca de duas semanas, juntamente com os sintomas da doença.
Porém, existem alguns sinais de que é preciso buscar auxílio médico para um diagnóstico. Isso ocorre quando o inchaço é persistente e o crescimento progressivo.
Situações de risco
Existem diferentes motivos que podem levar ao inchaço dos gânglios linfáticos e estes fatores podem variar de acordo com a idade do paciente. Cada faixa etária apresenta um fator de risco para diferentes tipos de doenças.
Durante a infância, é muito comum que as crianças apresentem diferentes processos inflamatórios. Isso porque o sistema imunológico ainda não está completamente formado.
Com o passar dos anos, os processos infecciosos vão ficando cada vez menos frequentes. E na terceira idade, as chances de desenvolver linfomas (câncer nos gânglios linfáticos) aumenta.
Como é feito o diagnóstico
Uma das formas de diagnosticar doenças mais graves que possa acometer os gânglios linfáticos, é através da punção e até mesmo uma biópsia, do linfonodo que está inchado. As indicações médicas para a realização destes procedimentos são:
- linfonodo com tamanho maior do que 2 centímetros de diâmetro;
- inchaço que dura mais de 4 semanas;
- crescimento progressivo;
- aderência a outros tecidos;
- alterações no exame de Ultrassom.
É essencial lembrar que somente um médico poderá fazer o correto diagnóstico, mediante a realização de exame físico e laboratorial de cada paciente. Portanto, ao perceber qualquer alteração no seu organismo, procure um especialista.
Leave A Comment