Tumor nasal maligno tem cura? Conheça os tratamentos
Diante do um diagnóstico de um tumor nasal maligno é natural surgirem dúvidas. As principais delas provavelmente são se o câncer tem cura e quais os tratamentos disponíveis. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você obtenha mais informações sobre os sintomas desse câncer e como é feito o tratamento. Confira!
Sintomas do tumor nasal maligno
Geralmente, o diagnóstico desse tipo de tumor se dá porque o paciente percebe alguns sintomas, ocorrendo raramente por acaso. Dentre os principais sintomas que você deve ficar atento estão:
- Hemorragia nasal;
- Congestão nasal que não melhora;
- Bloqueio de um dos lados do nariz;
- Diminuição do olfato;
- Dor abaixo ou acima dos olhos;
- Olhos lacrimejantes;
- Dificuldades para abrir a boca;
- Presença de nódulos no rosto, língua ou nariz;
- Sensação de dormência em alguma parte do rosto;
- Alteração ou perda da visão.
Vale ressaltar que a presença desses sintomas não são obrigatoriamente devido a um tumor nasal maligno. O diagnóstico definitivo pode ser realizado apenas por um médico especialista em cirurgia da cabeça e pescolo. Portanto, na presença desses sintomas, principalmente se eles persistirem, é fundamental procurar orientação médica.
O diagnóstico é feito através de um exame clínico e da realização de exames de imagem complementares, como a radiografia dos seios paranasais, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Tratamentos para tumor nasal maligno
Um tumor nasal maligno pode afetar diferentes áreas do nariz, tais como: seio maxilar, cavidade nasal, seio etmoidal e o seio esfenoidal. Além disso, os cânceres em cada uma dessas regiões ainda são classificados de I a IV, dependendo do estágio em que o tumor se encontra e se ele invadiu ou não os tecidos ao redor.
Tumores menores e detectados precocemente geralmente não afetaram outras áreas, sendo os que apresentam as maiores chances de cura e os melhores prognósticos. Já os tumores de estágio III e IV são maiores e já atingiram outros tecidos.
De qualquer forma, o médico precisa avaliar cada caso individualmente para decidir qual é o melhor tratamento a ser adotado. Por isso, A remoção do tumor é extremamente importante para que ele não cresça, não atinja outras áreas ou mesmo resulte em metástase. Por isso, a cirurgia é o principal tratamento do tumor nasal maligno.
Além disso, após realizar a remoção do tumor, o paciente geralmente é submetido a sessões de radioterapia e quimioterapia. Isso garante que todas as células tumorais sejam eliminadas.
Vale ressaltar que o nariz é uma região bastante exposta, e que lesões grandes são mais difíceis de serem reconstruídas. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial.
Leave A Comment