Punção de tireoide tem anestesia? Saiba mais aqui
É absolutamente natural ter dúvidas a respeito de procedimentos médicos. Uma das dúvidas que é bastante comum é se a punção de tireoide tem anestesia. Para responder a esta, e a outras perguntas que você pode ter a respeito deste procedimento, preparamos este artigo.
Quando a punção de tireoide é realizada?
Este é um procedimento indicado quando o médico especialista detecta a presença de um nódulo na tireoide. Geralmente ele é realizado acompanhado de outros exames, como o ultrassom da tireoide, exames sanguíneos e exame clínico.
O principal objetivo da punção de tireoide é detectar se o nódulo pode ser um tumor, e se ele é maligno ou benigno. Por isso, é importante ficar atento ao surgimento de qualquer sintoma da tireoide alterada, tais como inchaço na região do pescoço, ganho ou perda de peso sem causa aparente, nervosismo, tremores, presença de caroço na região.
Punção de tireoide tem anestesia?
O procedimento pode ser realizado em consultórios médicos, laboratórios ou hospitais. O exame consiste em localizar o nódulo na glândula com o auxílio do ultrassom. Assim que o nódulo é localizado o médico utiliza uma agulha bem fina (PAAF, punção aspirativa com agulha fina). Desta forma ele conseguirá coletar material diretamente do nódulo e enviá-lo para a análise laboratorial.
Para que este procedimento seja indolor ou que o paciente sinta apenas uma pequena dor ou desconforto no local da punção, o médico aplica uma anestesia local antes de iniciar o exame. Portanto, sim, punção de tireoide tem anestesia.
Geralmente não é necessário ter um acompanhante, entretanto, verifique com o seu médico, laboratório ou hospital em que o exame será realizado. Isso porque alguns locais podem exigir que o paciente esteja acompanhado.
Preparo e os cuidados após o exame
O preparo para a realização da punção de tireoide é bastante simples. A recomendação médica é que caso o paciente faça uso de medicamentos anticoagulantes, o uso deve ser suspenso nos 3 dias que antecedem o procedimento.
Uma vez que o exame já tenha sido realizado, é fundamental que o paciente faça repouso físico e não force a região do pescoço por 24 horas. É permitido falar normalmente, mas é recomendado que o paciente evite gritar durante este período.
É sempre importante lembrar que, diante da possibilidade de um câncer, o diagnóstico precoce e a consulta com um bom médico especialista são fundamentais. Portanto, sempre procure um médico caso você perceba a presença de algum sintoma.
Leave A Comment