O que é a Punção de Tireóide?

A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) de nódulos de tireóide, é um procedimento bastante comum em nosso meio para auxiliar no diagnóstico dos nódulos tireoidianos.

Na Punção Biópsia Aspirativa com Agulha Fina (PAAF), uma agulha fina é inserida dentro da glândula tireoidiana, guiada por ultrassonografia, que garante que a agulha entrou no nódulo, aspirando ou succionando células e/ou liquido de nódulos tireoidianos ou massas para dentro da agulha. A amostra obtida é então avaliada para excluir ou afirmar a presença de células malignas ou suspeitas.

A PAAF é um procedimento relativamente tranquilo, realizado em ambiente ambulatorial, sem anestesia ou com anestesia local. Não precisa de sedação ou até mesmo internação em ambiente hospitalar para ser realizada. Não necessita de qualquer preparo específico para o exame.

Como possíveis complicações podem ocorrer os sangramentos, que são autolimitados, sem necessidade de nenhuma intervenção adicional, e a dor local, que é controlada com analgésicos após o procedimento.

Importante ressaltar que nem todos os nódulos precisam ser puncionados. Nódulos pequenos, geralmente menores que 1 cm a 1,5 cm, que não tenham características suspeitas ao ultrassom, podem perfeitamente ser acompanhados por exame periódico.

Já pacientes com história familiar, presença de características suspeitas ao exame de ultrassonografia, crescimento nodular, histórico de tratamento com radiação em altas doses no pescoço, devem ter a necessidade de punção da tireóide considerada.

Curta a página para receber o próximo post, onde discutiremos a respeito dos resultados possíveis das punções.

 

Tem alguma dúvida ou se identificou com os sintomas? Ligue para (11) 4314-6900 durante o horário comercial e agende a sua consulta com o Dr. Rafael De Cicco.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *