Sabemos que o avanço da tecnologia contribui em diversas vertentes em nossa sociedade. Na área da saúde, muitos procedimentos foram otimizados fazendo com que os profissionais operem com êxito e tenham cada vez menos riscos em seus pacientes.
Mas é possível utilizar a inteligência artificial num procedimento cirúrgico?
A resposta é sim! Estamos falando da cirurgia robótica, cada vez mais fundamental em diversos procedimentos na medicina, sendo instrumento de trabalho para médicos altamente capacitados na utilização em seus procedimentos.
Quais são as vantagens da cirurgia robótica?
Num procedimento onde o médico opera com o auxílio da cirurgia robótica, o robô transmite com mais detalhes em imagens 3D, necessárias para incisões e movimentações no paciente, além de possibilitar que o médico tenha um controle mais firme com o auxílio de braços mecânicos.
A cirurgia robótica proporciona diversas vantagens ao paciente diminuindo os riscos de infecções no processo pós-operatório, desconfortos, uma recuperação mais rápida, etc.
Com isso, a cirurgia robótica entrega uma maior precisão para o profissional que está atuando com o objetivo de tornar a cirurgia mais segura para o paciente.
Quando a cirurgia robótica é indicada?
Atualmente os procedimentos que antes eram realizados por videolaparoscopia foram substituídos pela cirurgia robótica e as principais áreas dentro da medicina que atuam com a cirurgia robótica são: ginecologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia torácica, gastrocirurgia e cirurgia cardíaca.
Não é indicada a cirurgia robótica para pacientes que não tem seu quadro clínico aprovado pelo médico, por apresentarem alguma porcentagem de risco a anestesia utilizada no procedimento cirúrgico.
Para maiores informações é sempre importante procurar um médico especialista e não se esqueça de manter sempre a sua saúde em dia!
Leave A Comment