A tireoidectomia vestibular endoscópica transoral, TOETVA (do inglês Trans Oral Endoscopic Thyroidectomy Vestibular Approach), é a técnica mais recente de abordagem à glândula tireoide.
A tireoidectomia é o procedimento cirúrgico realizado com mais frequência na área de Cabeça e Pescoço. Desde sua descrição por Kocher, a incisão cervical transversa constitui o principal acesso à tireoide e permite ampla exposição à região central do pescoço.
Apesar do fechamento meticuloso da incisão, é comum e praticamente inevitável ficar uma cicatriz de dimensões razoáveis, e diversos pacientes podem discordar de tal abordagem.
Qual o principal benefício da tireoidectomia endoscópica transoral?
Por isso, a tireoidectomia vestibular endoscópica transoral (TOETVA) ganha importância como alternativa à cirurgia tradicional, pois evita a formação de cicatrizes visíveis.
É um procedimento seguro, geralmente com menos tempo de internação, menos sangramentos, e recuperação mais rápida, em comparação à cirurgia convencional.
A tireoidectomia endoscópica TOETVA apresenta complicações semelhantes à técnica convencional com a vantagem de trazer benefícios estéticos.
Apesar dos bons resultados cosméticos obtidos com a tireoidectomia tradicional, muitos pacientes ficam preocupados com a forma como a incisão e a cicatriz irão parecer após a cicatrização, particularmente devido à visibilidade da área do pescoço.
É um procedimento cirúrgico seguro?
Trata-se de um procedimento inovador e ao mesmo tempo seguro, com as mesmas baixas taxas de complicações observadas nas cirurgias convencionais.
É uma abordagem cirúrgica alternativa, que não deixa cicatriz visível no pescoço. O cirurgião opera na glândula tireoide, usando instrumentos de laparoscopia, através de pequenas incisões escondidas na região interna dos lábios.
A recuperação pós-cirúrgica é rápida, com retorno às atividades em cerca de 2 semanas.
Esta técnica cirúrgica é recente no Brasil, com poucos centros especializados neste procedimento. Para saber mais detalhes, clique aqui, ou procure um cirurgião em Cabeça e Pescoço que tenha especialização em Cirurgia Robótica.
Leave A Comment