O que são as glândulas submandibulares e para que servem?
Muitas vezes não paramos para pensar em funções do nosso organismo que parecem simples, mas são extremamente importantes para a manutenção da nossa saúde e qualidade de vida.
Um exemplo disso é a saliva, fundamental para o início do processo digestivo, importante para manter os lábios e língua úmidos enquanto falamos, além de conter anticorpos capazes de combater bactérias, prevenindo doenças.
Esse fluido tão importante é produzido pelas glândulas salivares e hoje vamos falar um pouco mais sobre um grupo específico delas: as glândulas submandibulares e sua relevância.
A função das glândulas submandibulares em nosso organismo
As glândulas submandibulares fazem parte do grupo de glândulas salivares maiores, estão situadas abaixo da mandíbula e são responsáveis pela produção de 50% de toda nossa saliva.
Por isso, o bom funcionamento dessas glândulas é crucial para nosso organismo, porque a baixa produção de saliva traz problemas para a nossa saúde, fazendo com que a boca fique seca, o que pode gerar diversas complicações não só para a saúde bucal, mas para nossa saúde de forma geral.
Outra complicação que pode ocorrer quando as glândulas salivares não funcionam bem é a formação de cálculos, que bloqueiam o fluxo de saliva e podem causar dores e inchaços na região. As glândulas submandibulares também podem ser afetadas por inflamações e infecções causadas por vírus ou bactérias, o que também compromete a produção de saliva.
Disfunções das glândulas submandibulares
Em geral, as disfunções que ocorrem com essas glândulas podem ser tratadas com medicamentos ou pequenas cirurgias, mas existem casos que podem indicar uma doença mais grave como o câncer.
Dos tumores que afetam as glândulas salivares, quase 20% ocorrem nas submandibulares. Na grande maioria dos casos, estes tumores são tratados cirurgicamente e quando diagnosticados precocemente, a chance de sucesso no tratamento pode ser maior.
Com exceção das patologias causadas por vírus ou bactérias, não há uma causa específica para as disfunções das glândulas submandibulares.
Fatores como idade, a pouca ingestão de líquidos, estresse e ansiedade podem agravar os casos. Os fatores de risco como tabagismo e excesso de álcool também podem contribuir de forma negativa e até piorar o problema
Como prevenção e manutenção da sua qualidade de vida, o ideal é manter uma alimentação equilibrada, ingerir pelo menos dois litros de água por dia e fazer uma boa higiene bucal.
A realização de consultas regulares e exames periódicos também ajuda na prevenção e diagnóstico precoce.
Leave A Comment