Como saber se um tumor é benigno ou maligno?
Ao ser diagnosticado com um tumor é comum que os pacientes fiquem apreensivos. Entretanto, antes de se preocupar, é importante ter certeza se o tumor é maligno ou benigno. Afinal de contas, nem todo tumor é sinônimo de câncer.
Nos próximo parágrafos falaremos como saber se um tumor é benigno ou maligno e quais são os primeiros sintomas que um tumor pode ter. Confira!
Diferenças entre tumor benigno e maligno
O corpo humano é capaz de se reparar e repor células. Isso é feito através da divisão e replicação das células, além da morte celular programada. Na maioria das vezes esse processo ocorre de forma ordenada. Entretanto, em alguns casos esse processo sai do controle e passa a ocorrer desordenadamente. Com o controle de divisão comprometido, ocorre um crescimento anormal das células o que resulta em tumores.
Existem dois tipos de tumor, cada um deles com características e implicações diferentes para os pacientes. Algumas das principais características deles são:
- Benignos: as células crescem lentamente, não invadem outros tecidos e não provocam metástase. O tratamento consiste na remoção do tumor através de cirurgia;
- Malignos: as células multiplicam rapidamente, podem invadir outros tecidos, podem causar metástase. Os tumores malignos são chamados de câncer. O tratamento deve ser avaliado pelo médico caso a caso, dentre as opções de tratamento há a remoção cirúrgica, radioterapia e quimioterapia, entre outros
Como saber se um tumor é benigno ou maligno
A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.
Os exames incluem exames de imagem (tais como a ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, dentre outros), punções aspirativas por agulha fina, bem como diversos exames laboratoriais.
O mais importante é procurar a opinião médica assim que qualquer sintoma surgir. O diagnóstico precoce para tumores malignos é extremamente importante e pode aumentar as chances de sucesso do tratamento. Por mais que alguns sintomas variem conforme o tipo de câncer, dentre os sintomas mais comumente observados, podemos citar:
- Perda de peso sem causa aparente;
- Dificuldade para se alimentar;
- Feridas na boca, garganta, ou nódulos que não cicatrizam após 2 semanas
- Cansaço constante;
- Caroço em algum local do corpo que provoque dor ou não, e que não regridem, ou mesmo aumentem após semanas;
- Dor contínua;
- Hematomas e sangramentos;
- Dores de cabeça frequentes, acompanhadas ou não de vômito;
- Pintas ou manchas que mudam de tamanho e cor.
Leave A Comment