Cisto tireoglosso inflamado: o que fazer?
Pacientes com o cisto tireoglosso inflamado podem apresentar dor local, dificuldade para respirar e engolir. Para evitar que o quadro evolua para a infecção, é importantíssimo ficar atento aos primeiros sintomas da presença de um cisto tireoglosso.
Para isso, preparamos este artigo explicando o que é cisto tireoglosso, quais os sintomas de inflamação e qual o tratamento indicado.
O que é o cisto tireoglosso
Independentemente do local onde apareçam, cisto são espécies de bolsas delimitadas, separadas do restante do corpo. O seu conteúdo pode variar entre líquidos, materiais celulares sólidos ou semi-sólidos ou até mesmo ar.
Ao longo do desenvolvimento embrionário a tireoide se forma próxima à base da língua. Conforme o feto vai se desenvolvendo, a tireoide vai se afastando e descendo pelo pescoço. Esse movimento da tireoide forma o ducto tireoglosso. A tendência é que esse ducto se feche até o feto nascer, entretanto, nem sempre isso ocorre. O resultado é que há um acúmulo de líquidos e a consequente formação de um cisto.
Este é o cisto congênito, formado durante o desenvolvimento do feto, mais comuns da cabeça e pescoço. Conforme dados estatísticos, ele representa 70% das anomalias diagnosticadas nesta região. Ainda, é importante ressaltar que esta é uma lesão benigna.
Sintomas do cisto tireoglosso inflamado
O cisto tireoglosso é percebido geralmente na infância, por volta dos 5 anos. Entretanto, essa não é uma regra, podendo ser diagnosticado em qualquer estágio da vida.
Entre os primeiros sintomas que o paciente percebe estão: a presença de um cisto palpável na região do pescoço, geralmente indolor e que apresenta crescimento lento. Entretanto, por mais inofensivo que ele possa parecer é importantíssimo procurar um médico especialista assim que ele for detectado.
Isso se deve ao fato de que, como o cisto tem conexão com a faringe e a língua esse aumento de volume pode resultar em um cisto tireoglosso inflamado ou até mesmo infeccionado. Caso isso aconteça o paciente apresentará dor na região, vermelhidão no local, dificuldade para engolir ou até mesmo respirar, e ainda aumento de tamanho do cisto.
Tratamento do cisto tireoglosso
Uma vez diagnosticado, o tratamento recomendado para o cisto tireoglosso é realizar a sua remoção cirúrgica do cisto e do ducto tireoglosso persistente. Durante o procedimento cirúrgico é necessário fazer a retirada da porção média do osso hióide, que está localizado na região do pescoço. Isso garante que todo o ducto foi removido e reduz a taxa de recidiva para cerca de 5%.
Leave A Comment