Cisto na tireoide é perigoso? Saiba mais aqui
Os pacientes que são diagnosticados com um cisto na tireoide provavelmente se questionam se ele pode ou não ser perigoso. Por isso, para esclarecer essa dúvida, e ainda te explicar o que é um cisto e quando ele aparece, preparamos este artigo. Confira!
O que é um cisto?
Os cistos são estruturas que podem se formar em qualquer órgão do corpo humano. Eles podem ser considerados como um tipo de bolsa delimitada, que separa o conteúdo interno do cisto restante do corpo. Os cistos podem ter diferentes conteúdos, tais como materiais celulares semi-sólidos ou sólidos, líquidos ou mesmo ar.
Os cistos podem surgir por diferentes motivos, tais como a presença de parasitas, infecções, inflamações ou ao redor de objetos estranhos ao corpo, como no caso de algo que tenha perfurado a pele.
Dependendo do local do corpo em que o cisto aparece, do tipo e da causa, o cisto pode ser representar um perigo para a saúde. Por isso, é fundamental realizar o acompanhamento médico dele, bem como procurar um médico especialista assim que perceber a presença de um cisto.
Cisto na tireoide é perigoso?
Quando os cistos aparecem na tireoide, eles são essencialmente preenchidos por líquido e benignos. Portanto, o cisto na tireoide não é perigoso. Apesar disso, é fundamental que o paciente fique atento e faça o acompanhamento médico com a realização de exames e consultas periódicas. Isso porque, pode ser que o cisto tenha algum componente sólido nele, isso pode ser um indicativo de algo mais sério, como um tumor de tireoide.
Além disso, os cistos geralmente são pequenos e podem facilmente passar despercebidos pelo paciente. Entretanto, em alguns casos os sintomas aparecem somente quando ocorre algum tipo de sangramento para o interior do cisto, fazendo com que ele fique inchado e o local dolorido.
Fora isso, o mais comum é que os cistos de tireoide sejam diagnosticados durante exames de rotina, tais como o ultrassom da tireoide, tomografia do pescoço ou mesmo em um exame físico realizado pelo médico durante a consulta.
Vale a pena mencionar, que não há a necessidade de se fazer a punção aspirativa por agulha fina, a PAAF. Isso se deve ao fato de que esse procedimento é realizado para o diagnóstico de nódulos na tireoide e para saber se eles são benignos ou malignos. No caso dos cistos, como eles benignos, o paciente não precisa passar por esse procedimento.
Leave A Comment