Conheça principais cuidados após cirurgia das cordas vocais
A cirurgia das cordas vocais é realizada para remover pólipos, cistos e tumores que possam afetar a região. Por ser uma região bastante delicada, alguns cuidados são fundamentais para garantir uma boa recuperação após a cirurgia.
Preparamos este artigo para que você conheça quais são esses cuidados.
Como é realizada a cirurgia das cordas vocais?
O preparo para a realização da cirurgia das cordas vocais se inicia com o paciente fazendo jejum absoluto de, no mínimo, oito horas. Durante o jejum não é permitida a ingestão de alimentos e líquidos. O uso de medicamentos que possam alterar a coagulação deve ser interrompido nos 7 dias que antecedem a cirurgia.
O procedimento é realizado com o paciente sob anestesia geral. Um tubo é então inserido pela boca do paciente. A cirurgia de cordas vocais é realizada com a ajuda de um microscópio cirúrgico e dura entre 30 minutos a 2 horas. Geralmente o paciente recebe alta no mesmo dia.
Quais cuidados devo ter após a cirurgia das cordas vocais?
Quem passa pela cirurgia das cordas vocais deve ter alguns cuidados essenciais para garantir que elas se recuperem bem.
É fundamental que o paciente faça repouso total por pelo menos 3 dias depois do procedimento. O repouso vocal deve ser de pelo menos 7 dias, e durante esse período o ideal é não falar, ou falar pouco, evitando a emissão de qualquer som, inclusive tossir e espirrar. Após esse período, a fala deve ser sempre em tom baixo.
Alinhados a estes cuidados, é essencial que o paciente faça terapia de voz com fonoaudiólogo. Ele auxiliará na recuperação e irá proporcionais a total reabilitação das cordas vocais.
A cirurgia das cordas vocais possui complicações?
Assim como em outros procedimentos, a cirurgia das cordas vocais pode ter algumas complicações. As principais delas são:
- alterações da voz, que geralmente volta ao normal após alguns dias e após a terapia de voz;
- vômitos podem ocorrer, principalmente no dia da cirurgia, podendo vir ou não acompanhados de sangue;
- hemorragia, sendo mais frequente logo após a cirurgia;
- dificuldade de respirar pode surgir devido ao inchaço das cordas vocais;
- dor, que podem surgir tanto no local da cirurgia, na região da faringe e laringe, como refletindo para o ouvido. Ela pode ser tratada com analgésicos.
É sempre importante lembrar que assim que qualquer sintoma surgir, um médico especialista deve ser procurado. Siga sempre as orientações do seu médico durante tratamentos médicos e no pós-operatório.
Leave A Comment