Caroço no pescoço indolor móvel: O que pode ser?
De repente você percebe uma protuberância na pele, um caroço no pescoço indolor móvel. Pode parecer banal, uma vez que não causa dores (caso cause dores, veja este artigo), mas é importante que esse nódulo seja investigado.
Estes nódulos podem aparecer em diversas regiões do pescoço como na nuca, atrás das orelhas ou na região anterior, por exemplo. Um caroço no pescoço pode ser indicativo de muitas questões, desde um problema consequente a uma infecção dentária até um possível tumor. Por este motivo, é fundamental estar atento aos sinais de nosso corpo e nunca ignorar sintomas, mesmo que pareçam simples e sem nenhuma causa séria aparente.
Existem tipos diferentes de nódulos de pescoço?
Em alguns casos, o caroço no pescoço pode ser uma “íngua”, que ocorre quando um ou mais gânglios linfáticos aumentam de volume, podendo ou não causar dor e incômodos.
Na maioria dos casos, as ínguas são consequências de inflamações leves e passageiras, que são curadas com medicamentos como anti-inflamatórios. Mas nem por isso devem ser ignoradas, é sempre importante investigar se é mesmo um gânglio linfático aumentado e tratar as causas desse volume o mais breve possível.
Outra razão para o aparecimento de um nódulo no pescoço pode ser alguma disfunção na tireoide e sintomas como desconforto, dificuldades para engolir e protuberância no local devem ser observados com atenção, pois podem ser indicativos de nódulos benignos ou malignos. Exames de sangue e de imagem ajudarão num diagnóstico mais preciso, por isso, busque por um especialista para que o diagnóstico seja feito o mais breve que puder.
Outra possibilidade é que esse caroço no pescoço indolor móvel seja um cisto sebáceo, que pode ocorrer quando um nódulo benigno se forma fora das glândulas sebáceas, que estão bloqueadas. Geralmente têm formato arredondado, são superficiais, ou seja, bem próximos à pele, e não causam dor quando pressionados. Além disso, o tratamento desses cistos é bem simples.
Todo caroço no pescoço significa que tenho uma doença grave?
Na grande maioria das vezes, os caroços que aparecem são benignos. Mas existem nódulos que podem ser indicativos de doenças graves. São caroços que não doem e continuam crescendo, ficando mais evidentes e consistentes.
Geralmente, na faixa etária até os 14 anos, esses caroços são decorrentes de doenças inflamatórias, com a dor de garganta, por exemplo. Mesmo sendo mais comuns e considerados simples, não hesite em buscar por uma investigação mais completa do quadro.
Pessoas de 15 a 50 anos, que apresentam nódulos no pescoço, precisam estar atentos aos sintomas como o tamanho desse caroço, se está dolorido ou não, se apresentam febre ou vermelhidão, por exemplo.
Já os pacientes acima dos 50 anos, principalmente que já fumaram e beberam, precisam de atenção redobrada. Nestes casos, a presença de caroço, mesmo que seja indolor e móvel, deve ser observado e acompanhado com a máxima atenção, principalmente se vem acompanhado de outros sintomas como manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca e rouquidão persistente.
Estima-se que até 85% dos casos de câncer no pescoço estão ligados ao tabagismo, e quando combinado com alcoolismo, pode haver aumento de até 30 vezes no risco de desenvolvimento de tumores nessa região.
Então, não fumar e evitar bebidas alcoólicas são fundamentais para se prevenir. Manter uma boa higiene bucal também é muito importante, assim como cuidar da alimentação.
Não ignore os avisos que seu organismo apresenta. Todo nódulo que aparece e persiste por mais de 15 dias, com crescimento relativamente rápido, de mais de 1,5 centímetros, é um sinal de alerta e deve ser acompanhado de perto por um médico especialista, que além do exame físico, poderá solicitar exames de imagens, de sangue e biópsias, se forem necessárias.
Leave A Comment