Adenoma de paratireóide, como tratar?
Ao receber o diagnóstico de um adenoma de paratireóide muitas dúvidas podem surgir. Entretanto, provavelmente a mais frequente é justamente se ele tem tratamento e qual é esse tratamento.
Para te ajudar a entender melhor e a responder às suas dúvidas, preparamos este artigo.
O que é o Adenoma de paratireoide?
As paratireóides são um grupo de quatro glândulas que estão localizadas atrás da tireóide. A sua função é controlar a quantidade de cálcio no sangue através da secreção de um hormônio chamado paratormônio. Quando os níveis de cálcio estão baixo o hormônio é secretado para aumentar a sua absorção nos rins e a retirada dos ossos. Quando os níveis voltam ao normal a glândula para de secretar o hormônio.
Já o adenoma é um tipo benigno de tumor que afeta glândulas em geral, podendo ocorrer em outras partes do corpo. Portanto, o adenoma de paratireóide é a presença desse tumor benigno das glândulas paratireoides.
Com a presença desse tumor a função da glândula é afetada e ela passa a produzir mais paratormônio do que o necessário. A essa condição é dado o nome de hiperparatireoidismo. O resultado é um aumento dos níveis sanguíneos de cálcio e é quando os sintomas começam a ser percebido pelo paciente. A seguir falaremos mais a respeito deles.
Quais os sintomas?
Os sintomas do adenoma de paratireoide estão relacionados ao aumento dos níveis do cálcio no organismo, devido ao hiperparatireoidismo.
Os primeiros sinais que os pacientes geralmente percebem são fadiga, constipação, dificuldade de concentração, perda de memória, sonolência, podendo evoluir para perda de apetite, fraqueza muscular, dores abdominais, emagrecimento, náusea e vômito, arritmia cardíaca e depressão. Além disso, o paciente também pode perceber a presença de um nódulo no pescoço.
É importante mencionar que a alguns tumores malignos também podem afetar a paratireóide e produzir os mesmo sintomas. Por isso é fundamental que o paciente procure um médico assim que perceber a presença dos primeiros sintomas. Isso porque somente após a realização da biópsia é que o médico terá a confirmação se está lidando com um tumor benigno ou maligno.
Adenoma de paratireóide tem tratamento?
A boa notícia é que o adenoma de paratireoide tem tratamento e ele consiste na realização da paratireoidectomia, que é uma cirurgia para realizar a remoção da glândula. Nem sempre é preciso realizar a remoção das quatro glândula, como este é um tumor benigno ele pode ser retirado de forma localizada.
Entretanto cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico especialista em cabeça e pescoço.
Leave A Comment