Cirurgia de Câncer de Língua: Conheça os Procedimentos
Quando falamos sobre câncer de língua, é preciso ter em mente que a cirurgia é apenas uma das abordagens existentes para a resolução do problema. Além dela, também pode-se aplicar a quimioterapia, radioterapia ou até mesmo a terapia alvo. Porém, se você chegou até aqui para entender melhor sobre o procedimento de cirurgia de câncer de língua, explicaremos um pouco mais a seguir.
Tudo sobre o câncer de língua
O câncer de língua é caracterizado por todo tumor maligno que se instala dentro da cavidade oral, língua, embaixo da língua ou mesmo gengivas.
Existem dois fatores de risco que estão diretamente ligados ao câncer de boca: o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Levar uma vida saudável, com alimentação balanceada e realizar a higiene bucal adequada diariamente é a melhor maneira de evitar o desenvolvimento da enfermidade, evitando a necessidade de realização de uma cirurgia de câncer de língua.
Os principais sintomas relacionados ao câncer de língua são o aparecimento de feridas ou aftas que não cicatrizam em um período de até duas semanas, manchas vermelhas ou brancas no interior da cavidade bucal e inchaço na região do pescoço.
Quando a cirurgia de câncer de língua é necessária?
Apenas um médico especialista é capaz de apresentar um prognóstico adequado para a doença, indicando de existe a necessidade ou não de realização da cirurgia de câncer de língua.
A glossectomia é um dos procedimentos cirúrgicos que podem ser indicados para o tratamento do câncer de língua. Ela pode ser total ou parcial, dependendo da extensão do tumor e consiste na remoção da língua. Quando o tumor é pequeno, a glossectomia parcial pode ser suficiente. Porém, quando em maiores dimensões, é preciso que o músculo seja totalmente removido.
Quando a língua é totalmente removida, a maior parte das pessoas ainda é capaz de falar. É preciso ter em mente que o músculo representa parte importante da deglutição do ser humano, sendo necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo para recuperação posterior.
Leave A Comment