Normalmente as pessoas acreditam que quem tem doenças de tireóide ganham massa. Isso nem sempre é uma verdade. De maneira geral, portadores de hipotireoidismo tendem a ganhar massa, e portadores de hipertireoidismo tendem a perdê-la devido às alterações das taxas de metabolismo corpóreo que essas doenças causam. Porém, há diversos graus de alterações da produção de hormônios, que nem sempre refletem no peso do indivíduo. Pacientes com hipotireoidismo discreto podem não perder massa, e pacientes com hipertireoidismo podem ter grande aumento do apetite, vindo até a ganhar massa.
Além disso, desde que não haja interferência na produção de hormônios, a presença de nódulos não causa alterações de massa. E quando o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo estiverem tratados, o peso tende a se estabilizar. Assim, indivíduos submetidos à tireoidectomias (cirurgias de remoção parcial ou total da tireóide), não necessariamente irão ganhar massa, uma vez que terão controle hormonal adequado com o acompanhamento médico.
Apesar de a obesidade ser uma doença muito frequente na população, e nem sempre está relacionada a problemas de tireóide, indivíduos que têm grandes ganhos ou grandes perdas de massa devem procurar atendimento médico especializado para investigar eventuais doenças da tireóide.
Leave A Comment