Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresceu ou um cisto cheio de líquido que se forma na tireoide. Nódulos são muito comuns. As chances de desenvolver nódulos aumentam conforme envelhecemos. Embora os sintomas não sejam comuns, um nódulo grande (maior que 3-4 cm) pode, às vezes, causar dor, rouquidão ou atrapalhar a engolir ou respirar.
A chance do nódulo de tireoide ser maligno é de cerca de 10%, portanto 90% dos nódulos são benignos. Por isso a necessidade de acompanhamento e investigação desses nódulos, assim que diagnosticados.
A maioria dos nódulos da tireoide são encontrados durante um exame físico de rotina. Depois de um nódulo ser encontrado, o médico realizará testes de laboratório para saber sobre a função tireoidiana. Outros exames que são normalmente solicitados para melhor avaliação dos nódulos de tireoide são:
-Ultrassonografia da tireoide;
-Punção aspirativa por agulha fina (PAAF);
-Cintilografia da tireoide.
Dependendo do resultado dos exames e das características dos nódulos, pode ser indicada cirurgia ou somente acompanhamento periódico dos nódulos de tireoide.
Leave A Comment