Nasofibrolaringoscopia trata-se de um exame importante para localizar doenças na região superior, como laringe, faringe e mucosa nasal, permitindo fornecer ao paciente um diagnóstico preciso e correto sobre as condições que podem afetar essas estruturas.
A tecnologia não só otimizou as televisões e smartphones, mas também os métodos da medicina. O procedimento é realizado por meio da introdução de um tubo comprido e fino. Esse tubo possui uma câmera e uma luz LED que permite capturar as imagens em tempo real durante o exame.
Este exame já pode ser realizado em meu consultório, contando com aparelho de última geração garantindo ao paciente eficiência e segurança.
É comum passar por um jejum prévio de duas horas antes do exame. Durante o exame o paciente pode se queixar de um certo incômodo, porém é considerado um exame indolor e pode ser realizado de forma rápida e segura, com uma duração de cerca de 15 minutos.Após a realização, o paciente pode retomar suas atividades diárias normalmente.
O exame deve ser realizado a partir do momento em que o paciente identificar as seguintes queixas: obstrução nasal, coriza frequente,desvio de septo, sangramento, ronco, dores de cabeça, alteração na voz e até refluxo!
Além disso, o exame pode ser utilizado para detectar sinusite, rinite, hipertrofia de adenoide(carne esponjosa), pólipos e tumores na região pescoço e cabeça.
Pode ser realizado em crianças?
A resposta é SIM! O exame pode ser realizado em crianças de todas as idades. Existem variados tamanhos de fibras que podem ser totalmente adaptáveis aos tamanhos da região nasal, incluindo recém-nascidos.
Há alguma orientação após o exame?
Um pequeno desconforto pode ser sentido após o exame devido ao spray anestésico utilizado durante o procedimento, porém atinge somente a região mais superficial da mucosa fazendo com que seu efeito passe em algumas horas.
Em caso de dúvidas, acesse meus canais digitais e envie sua pergunta.
Leave A Comment