Tem como tratar nódulo de tireoide sem cirurgia ? A resposta é « depende ». Digo isto porque o tratamento de nódulos malignos, em Cabeça e Pescoço, na maioria das vezes é cirúrgico. Mas se o nódulo for benigno, como acontece em mais de 80% dos casos, existe a possibilidade de realizarmos a ablação por radiofrequência, um procedimento minimamente invasivo, não cirúrgico.
Segundo o dicionário, a palavra ablação significa retirada, extirpar, geralmente através de uma erosão. Em medicina, na técnica chamada ablação por radiofrequência, é introduzida uma agulha fina na tireoide até chegar ao nódulo. Tudo monitorado pelo aparelho de ultrassom.
Como é o tratamento de nódulo de tireoide sem cirurgia, então ?
Por meio dessa agulha são emitidas ondas de calor que ajudam a dissolver, digamos assim, o nódulo, em cerca de 80% de seu tamanho.
Benefícios da ablação por radiofrequência
Por não ser uma cirurgia, esse procedimento traz as seguintes vantagens :
- Não precisa de internação
- Evita riscos comuns a qualquer cirurgia
- É realizado com uma sedação leve, sem anestesia geral
- Pouco invasivo, com menos riscos de lesões aos nervos
- Sem cortes, sem cicatrizes
- A glândula tireoide é preservada, então não há necessidade de reposição hormonal
Indicações da radiofrequência no tratamento de nódulo de tireoide
O tratamento de nódulo de tireoide com radiofrequência, contudo, não é indicado para qualquer caso. O procedimento é recomendado para nódulos grandes, que estejam atrapalhando o funcionamento da glândula ou a respiração, ou ainda dificulte o ato de engolir e até mesmo interfira no funcionamento das cordas vocais ou esteja causando constrangimento por alterar a aparência do paciente.
O especialista em Cabeça e Pescoço deve avaliar cada caso e conversar com o paciente sobre as melhores opções de tratamento de maneira individualizada. Por isso é importante passar por consulta e avaliação detalhada.
Este blog se destina a dar informações sobre doenças e tratamentos disponíveis na especialidade de cabeça e pescoço, não substitui uma consulta médica com um especialista. Então fique atento (a) aos sintomas e sinais e cuide bem da sua saúde !
Leave A Comment