Microcirurgia das Pregas Vocais
dr. rafael de cicco
A microcirurgia das pregas vocais é indicada para tratar enfermidades como cistos, pólipos e alguns tumores. É sempre realizada dentro de um centro cirúrgico e com anestesia geral. Dependendo do tipo de procedimento, a recuperação pode ser pouco dolorosa, com alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Sobre os cuidados pós-cirúrgicos da microcirurgia das pregas vocais, grande parte das vezes, a recomendação é repouso total por três dias e, mais quatro dias de repouso vocal, ou seja, falar pouco.
Antes do procedimento é preciso estar em jejum absoluto (privação de líquidos e alimentos) de, pelo menos, oito horas.
Além disso, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, não utilizar medicamentos que alterem a coagulação nos 15 dias anteriores e informar qualquer problema de saúde novo também são recomendações. O procedimento pode durar de trinta minutos até duas horas.
O procedimento é feito por via oral, através de um laringoscópio. No entanto, alguns casos requerem a cirurgia externa.
DR. RAFAEL DE CICCO
Quando fazer a microcirurgia das pregas vocais?
É preciso estar sempre atento aos sintomas, a fim de procurar auxílio especializado a tempo da realização de um diagnóstico precoce. Porém, os principais sinais ainda são de desconhecimento da maior parte da população, portanto, fique atento a rouquidão, cansaço vocal, dificuldade de engolir, pigarro, alteração de voz, dor na laringe ou pescoço, tumores.
A microcirurgia das pregas vocais é indicada para tratar cistos, pólipos e alguns tumores.
É sempre realizada em centro cirúrgico e com anestesia geral. Dependendo do tipo de procedimento, a recuperação pode ser pouco dolorosa, com alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Como é a vida após a microcirurgia das pregas vocais?
Depois da realização da microcirurgia das pregas vocais é comum sentir dor de garganta, mas é essencial evitar a realização de qualquer tipo de som, e também espirrar ou tossir.
Quando voltar a emitir sons, o ideal é falar sempre em tom baixo.
O tratamento deve ser acompanhado por uma terapia de voz, que poderá proporcionar a reabilitação total do paciente.
Fique atento aos sinais da doença e procure um médico cirurgião da cabeça e pescoço para de uma avaliação em caso de desconfortos, queixas ou dúvidas.