Cirurgia de Cisto Tireoglosso
dr. rafael de cicco
A cirurgia de cisto tireoglosso é indicada para remoção de uma lesão benigna praticamente rara, que acomete na maioria das vezes crianças, uma vez que geralmente é congênita.
Apesar da raridade, é uma das cirurgias mais comuns em Cabeça e Pescoço.
O cisto tireoglosso é uma vesícula cheia de líquido que se localiza nas proximidades do pomo de Adão e tem como características: nódulo arredondado, indolor na região central e frontal do pescoço, normalmente se move quando a pessoa engole ou põe a língua para fora.
A remoção cirúrgica dos cistos ajuda a prevenir sua recorrência e infecção.
Por conta da conexão com as estruturas da boca, o cisto é formado por secreção salivar e pode sofrer infecções bacterianas frequentes. Em alguns casos, o cisto tireoglosso também forma fístulas, drenando secreção purulenta e viscosa.
Leia a seguir sobre o tratamento.
DR. RAFAEL DE CICCO
Cirurgia de cisto tireoglosso é perigosa?
Assim que é detectado, o tratamento mais indicado é a cirurgia de cisto tireoglosso. Durante o procedimento o cisto deve ser completamente retirado, juntamente com o ducto tireoglosso persistente.
A cirurgia de cisto tireoglosso é o tratamento mais adequado e bastante seguro. Para evitar recidivas, o ducto tireoglosso também deve ser removido.
O profissional indicado para realizar este procedimento é Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço, especialista na anatomia e fisiologia da região.
A técnica tradicional foi descrita em 1920, pelo cirurgião americano Walter Ellis Sistrunk, e continua sendo o método de escolha.
A cirurgia de Sistrunk, como ficou conhecida, reduziu as taxas de recidivas de 50% na ressecção simples para até 3%. Em geral, ela dura aproximadamente 45 minutos e é realizada com anestesia geral.
Recuperação de cirurgia de cisto tireoglosso
A recuperação costuma ser bastante tranquila, sem grandes complicações.
O paciente, geralmente, consegue falar e comer normalmente, mas um certo desconforto pode ocorrer nessas ocasiões.
A garganta pode ficar um pouco dolorida, dando aquela sensação de garganta inflamada resultado da intubação necessária para realização da cirurgia.
A retirada dos pontos costuma acontecer, em média, uma semana após o procedimento.
Entre as principais recomendações estão a dieta líquida/pastosa por 3 dias e evitar exercícios físicos por cerca de duas semanas.
Confira nossos outros serviços!
ULTRASSOM
De tireoide, pescoço e glândulas salivares
PUNÇÃO
aspirativa da tireoide por agulha fina