Nódulo de tireoide vascularizado pode ser câncer ?
Será que o nódulo de tireoide vascularizado pode ser câncer? Vou explicar isto neste post.
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 60% da população brasileira terá algum nódulo de tireoide em algum momento da vida.
Os estudos atualmente indicam que, desse total, apenas 5% será maligno. E para estes casos surge a preocupação : e se esses vasos forem super vascularizados?
E se os nódulos forem vascularizados?
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que o ultrassom é o exame capaz de mostrar se há ou não nódulos e se estes têm ou não vascularização, bem como seu padrão.
Quando nos deparamos, por exemplo, com um nódulo duro, que aumenta de tamanho rapidamente, gerando ainda alterações na voz ou paralisia da corda vocal, e já houver casos de câncer de tireoide na família, a pessoa tiver menos de 20 ou mais de 60 anos, a realização do ultrassom é super importante para averiguarmos a tireoide mais detalhadamente.
A questão da vascularização será melhor verificada através do ultrassom com Doppler. Este exame mostra os fluxos sanguíneos da região, é indolor e não invasivo. É o procedimento mais indicado para avaliação do nódulo.
Quanto à vascularização…
A vascularização pode ser classificada como: central, periférica ou inexistente.
Os nódulos com vascularização periférica, frequentemente, são benignos. Por outro lado, os que apresentam vascularização central possuem uma chance maior de serem malignos.
E isto é fundamental destacar : receber o diagnóstico de nódulo vascularizado central não significa ter um tumor maligno ! Quer dizer apenas que ele deverá ser melhor avaliado, a fim de descartarmos a possibilidade de ser um câncer.
Se for constatada malignidade, partimos para o tratamento mais adequado. No caso, uma cirurgia de tireoide.
O que pretendo com este post é dar informações sobre as doenças e os tratamentos da minha especialidade, que é Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Não precisa se alarmar. Caso queira mais informações, procure um especialista e se cuide!
Leave A Comment