E quando aparece um nódulo de parótida ? Pra quem não sabe, a glândula parótida fica na parte anterior à orelha, fácil de palpar e perceber qualquer alteração ao se olhar no espelho e, no caso dos homens, ao fazer a barba, por exemplo. Trata-se da maior glândula salivar.
Se você perceber um carocinho indolor, que não desaparece em cerca de 2 semanas, é bom procurar um especialista em Cabeça e Pescoço, a especialidade médica que trata dessa área do nosso corpo.
Os nódulos nessa região da cabeça e pescoço em 80% dos casos são benignos. São os adenomas pleomórficos. Eles raramente doem, são móveis, de aspecto amolecido, e crescem bem lentamente.
Nódulo de parótida maligno ou benigno ?
Ao notar algum nódulo, é sempre aconselhável investigar. Os exames diagnósticos são o ultrassom, a punção e a ressonância magnética. E o tratamento é cirúrgico.
Tratamento via cirurgia
Uma preocupação frequente das pessoas que têm um nódulo de parótida é quanto a possíveis sequelas do tratamento, uma vez que ele se dá por via cirúrgica.
« Há riscos de ficar com alguma sequela no meu rosto ? », é a pergunta que os pacientes sempre fazem ao receber o diagnóstico. Então vou esclarecer. A retirada do nódulo é um procedimento tranquilo. Por segurança, é comum ser necessária a remoção de tecido adjacente e pode haver complicações, como qualquer outra cirurgia.
A preocupação dos pacientes se justifica pois os nervos responsáveis pela movimentação da face passam pelo meio da parótida. Daí a importância de se procurar um cirurgião com conhecimento, prática e habilidade nesse tipo de cirurgia.
A recuperação é rápida, em até 2 semanas, a pessoa pode voltar à rotina normal.
Apesar de menos incidentes, há os tumores malignos. de parótida e também podem acometer essa região. Por isso é sempre aconselhável procurar o especialista em Cabeça e Pescoço caso surjam sinais suspeitos.
Acompanhe as informações deste blog!
Leave A Comment