A cirurgia Robótica de tireoide é sem dúvida o método mais moderno de tratamento disponível para cânceres nessa glândula. Mas será que qualquer pessoa pode se submeter a este procedimento? É o que vou explicar neste texto.
Primeiro é preciso entender que o tratamento do câncer de cabeça e pescoço é geralmente composto por 4 pilares: cirurgia, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia. Em 60% dos casos, aproximadamente, a cirurgia é o tratamento utilizado.
Quem pode passar pela cirurgia Robótica de tireoide?
A cirurgia é indicada, principalmente, quando há suspeita de malignidade, e servirá para remoção do local afetado pela doença.
Ela também pode ser utilizada no diagnóstico, para a realização de biópsia – possibilitando uma melhor assertividade para identificação do tumor, desde sua a classificação como benigno ou maligno até o seu estadiamento, ou seja, o grau de crescimento da doença.
Durante o tratamento, a cirurgia pode ser a única técnica indicada. E o tipo de procedimento será definido de acordo com as características do câncer, sua localização e condições gerais de saúde do paciente.
Indicações da cirurgia Robótica de tireoide
São indicações para a cirurgia robótica de tireoide:
- Pacientes com histórico de cicatriz hipertrófica ou queloide, como também pacientes que simplesmente não querem ficar com uma cicatriz cervical.
- Pessoas com glândulas tireoide de até 30 centímetros cúbicos ou 10 centímetros no maior comprimento.
- Ou que apresentem nódulos benignos de até 5 centímetros.
- Nódulos malignos de até 2 centímetros.
- Com ausência de metástases cervicais.
Se você tem dúvidas sobre a cirurgia Robótica de tireoide ou em relação a doenças e tratamentos em Cabeça e Pescoço, acompanhe nosso blog pois sempre publicamos novas informações sobre tudo que for referente a essa especialidade. O WhatsApp da clínica também está disponível para contato.
É sempre bom, nos casos de problemas como nódulos ou tumores na tireoide, procurar se consultar com um especialista em Cabeça e Pescoço.
Leave A Comment