Cirurgia de Cisto Tireoglosso

Cirurgia de Cisto Tireoglosso

A cirurgia de cisto tireoglosso visa remover um tipo de lesão benigna e particularmente rara. Este tipo de cisto é uma patologia congênita que acontece devido a uma falha no fechamento do ducto tireoglosso. Apesar de ser raro, é o tipo de cisto congênito mais comum no segmento da cabeça e pescoço na medicina.

Antes de mais nada, é preciso compreender o que, afinal, é um cisto. Um suma, um cisto é uma bolsa cheia de líquido, ar ou materiais semissólidos, delimitada por uma membrana biológica. Este tipo de condição pode se desenvolver em praticamente qualquer tecido do corpo humano.

Cirurgia de cisto tireoglosso é perigosa?

Assim que é detectado, o tratamento mais indicado é a cirurgia de cisto tireoglosso. Durante o procedimento o cisto deve ser completamente retirado, juntamente com o ducto tireoglosso persistente.

A cirurgia de cisto tireoglosso é denominada Cirurgia de Sistrunk, em homenagem ao cirurgião que a desenvolveu pela primeira vez, no ano de 1920. Ela consiste em incisão transversa em na altura do cisto, excisão completa do cisto, de seu trajeto fistuloso e da porção central do osso hióide. A retirada da porção central do osso hióide é fundamental para evitar recidivas.

No caso de também haver a infecção do cisto, ainda podem ser indicados antibióticos, a fim de facilitar o procedimento.

Recuperação de cirurgia de cisto tireoglosso

O mais interessante da cirurgia de cisto tireoglosso é que a recuperação costuma ser bastante tranquila, sem grandes complicações. A recuperação é indolor, pode-se falar e comer normalmente. Pode ocorrer, porém, um pouco de desconforto nestes momentos devido a sensibilidade da região.

A garganta pode ficar um pouco dolorida e a sensação costuma ser de garganta inflamada, mas por conta da intubação na durante a cirurgia de cisto tireoglosso, que logo deve cessar. A retirada dos pontos costuma acontecer, em média, uma semana após o procedimento.

Confira outros serviços!

 

Ultrassom de tireóide, pescoço e glândulas salivares

Punção aspirativa da tireóide por agulha fina

Cirurgia de cisto tireoglosso

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *