Cirurgia de Cisto Branquial

Cirurgia de Cisto Branquial

O aparelho branquial (também conhecido como aparelho faríngeo) é que dá origem, durante a fase embrionária, a todas as estruturas osteocartilaginosas, musculares, neurais e vasculares da região cervical. Um cisto branquial nada mais é do que uma doença congênita que consiste em um resquício do próprio aparelho. O tratamento mais comum para este tipo de enfermidade é a cirurgia de cisto branquial.

Estes cistos nascem de um lado do pescoço e ficam localizados na lateral do pescoço, podendo correr da altura da orelha até a clavícula. É possível que não se perceba a existência do cisto até a adolescência, visto que, normalmente, é assintomático. As lesões são benignas, mas é preciso ficar atento, pois o quadro pode evoluir para uma infecção.

Existem sintomas de cisto branquial?

Os sintomas de um cisto branquial começam com um pequeno caroço da região do pescoço que, com o tempo, vai se desenvolvendo. É preciso lembrar que, como é uma enfermidade congênita, o paciente já nasceu com ela. Com o passar do tempo, o caroço pode ficar maior, desenvolvendo-se até mesmo até os 30 anos de idade.

Durante infecções, como a na garganta, por exemplo, o nódulo pode crescer mais ainda. O único tratamento indicado para este tipo de enfermidade é a cirurgia de cisto branquial, que o remove completamente. Além de visar a melhora estética, o procedimento também busca evitar futuras infecções e também a evolução do quadro para malignidade, que, apenas de rara, pode acontecer.

Como é a cirurgia de cisto branquial?

A cirurgia de cisto branquial é considerado um procedimento cirúrgico de médio porte. É realizada com anestesia geral e as principais preocupações dizem respeito à localização do cisto. Dependendo de onde está alojado, pode se preciso tomar cuidado com o nervo facial, por exemplo, ou mesmo nervos hipoglosso e as artérias carótida e veia jugular.

O tempo de recuperação pode variar de acordo com cada procedimento realizado, mas costuma durar, em média um dia para internação e uma semana para a realização de atividades do dia a dia que não envolvam esforço físico.

Confira outros serviços!

 

Ultrassom de tireóide, pescoço e glândulas salivares

 

Punção aspirativa da tireóide por agulha fina

 

Cirurgia de cisto tireoglosso

 

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *