Ao ser diagnosticado com um câncer é normal ficar apreensivo. Porém, antes de se alarmar, é preciso saber se o tumor é maligno ou benigno. Afinal, nem todo tumor é sinônimo de câncer!
A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é através de diagnóstico correto. Como ? Passando em consulta com o especialista.
Antes de mencionar como o especialista detecta se há ou não malignidade num tumor, vamos entender o que são os tumores.
Diferenças entre tumor benigno e maligno
O corpo humano é capaz de se renovar, repor células, o que acontece através da divisão e replicação das células, além da morte celular programada.
Na maioria das vezes, esse processo ocorre de forma ordenada. Entretanto, em alguns casos, podemos dizer que a coisa sai da ordem natural e passa a ocorrer desordenadamente.
Com o controle comprometido, passa a haver um crescimento anormal das células, resultando em tumores.
Algumas das principais características dos 2 tipos existentes são:
- Benignos: as células crescem lentamente, não invadem outros tecidos e não provocam metástase.
- O tratamento é feito com a remoção do tumor através de cirurgia;
- Malignos: as células se multiplicam rapidamente, podem invadir outros tecidos, ocorre metástase.
- Os tumores malignos são chamados de câncer. O tratamento deve ser avaliado caso a caso e as opções vão desde a remoção cirúrgica à radioterapia e quimioterapia, entre outros.
Durante a consulta, o médico faz um levantamento do histórico de saúde do paciente, exame físico e ainda pede exames complementares para a confirmação do tipo de tumor ( ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, punções aspirativas por agulha fina, dependendo da região afetada), bem como exames laboratoriais.
Descobrindo se há malignidade
Para saber se um tumor é benigno ou maligno é necessário, portanto, passar com o especialista e realizar exames que comprovem se há ou não malignidade no tumor.
Então tenha sempre em mente o seguinte : descobrir a condição precocemente é a melhor maneira de tratar qualquer tipo de tumor pois, se for benigno poderá apenas receber acompanhamento e, caso seja maligno, o tratamento precoce aumenta significativamente as chances de cura.
Leave A Comment