As principais razões para se realizar a cirurgia da tireoide ou tireoidectomia são:
1- Suspeita de malignidade.
Apesar de não ser frequente, o nódulo de tireoide pode ser um câncer. Quando o médico suspeita de malignidade pela palpação dos nódulos tireoidianos ou pelo exame de punção aspirativa por agulha fina (PAAF), somente a cirurgia pode dar a certeza se o nódulo é maligno ou não.
2-Compressão cervical, desvio de traquéia ou bócios mergulhantes.
Tireoide muito aumentada ou com nódulos que levam a sintomas de compressão de estruturas cervicais, causando dificuldades para engolir e respirar também levam à cirurgia. Tireoides que cresceram em direção ao tórax, ou bócios mergulhantes devem ser operadas.
3-Hipertireoidismo refratário a tratamento clínico.
Indicamos a tireoidectomia quando o paciente não tolera o tratamento com remédios ou este não está sendo suficientemente eficaz para controlar o hipertireoidismo, principalmente quando a tireoide for muito aumentada ou com nódulos.
4-Estético.
Embora não seja uma indicação comum, nódulos que levam a um desconforto estético podem justificar uma cirurgia de tireoide.
As chances de cura são boas através da cirurgia da tireoide?
Sim, cânceres de tireoide em estágios iniciais tem chance de cura maiores que 90%. Diversos estudos revelam que pacientes submetidos a tratamento de câncer bem diferenciado de tireóide tem até 95% de chance de estar vivos após 20 anos.
Por geralmente não provocarem dor, as doenças que acometem a tireoide são mais facilmente descobertas quando o paciente faz um checkup anual com o especialista em Cabeça e Pescoço ou, no caso das mulheres, por ocasião dos exames de rotina solicitados pelo ginecologista.
Assim sendo, quem tem nódulos deve acompanhar a evolução periodicamente, e, é sempre bom ficar atento a alguns sintomas que podem indicar algum problema na tireoide. Leia sobre isto aqui .
Leave A Comment