Cirurgia dos Gânglios Linfáticos do Pescoço
dr. rafael de cicco
Antes de entender mais sobre a cirurgia dos gânglios linfáticos do pescoço, primeiro é preciso compreender o que é um gânglio linfático e qual a sua função no corpo humano. Há gânglios espalhados por todo nosso organismo, concentram-se porém em regiões como axilas e pescoço. Sua função é muito importante, pois eles integram o sistema linfático, responsável por combater os micro-organismos indesejados.
Algumas condições diferentes podem culminar no aumento desses gânglios, por isso, é recomendável consultar um médico especialista em cabeça e pescoço.
DR. RAFAEL DE CICCO
Quando é necessário realizar a cirurgia dos gânglios linfáticos do pescoço?
A cirurgia dos gânglios linfáticos e do pescoço se dá, normalmente, devido ao aumento exacerbado de tumores benignos ou malignos. Vale frisar que, geralmente, as ínguas (como também são conhecidos os gânglios inchados) são inofensivas, e representam apenas a defesa do próprio corpo humano contra uma infecção. Em suma, é preciso analisar a situação de maneira mais específica quando:
- o gânglio inchado perdurar por mais de 30 dias;
- medir mais do que 2,5 centímetros de diâmetro;
- tiver consistência dura;
- estiver aderido aos tecidos profundos;
- estiver acompanhado de febre por mais de uma semana.
Como funciona a cirurgia de retirada dos gânglios linfáticos?
A cirurgia de retirada dos gânglios linfáticos pode variar dependendo da forma como se manifesta no paciente e levando em conta também a localização do próprio gânglio.
Em casos de câncer, por exemplo, é preciso retirar, além do tumor, os gânglios adjacentes. Esse tipo de procedimento é feito para evitar metástases, o que pode ser bem frequente em neoplasias nesta região do corpo.
É importante lembrar que nós temos centenas de linfonodos localizados na região do pescoço. Portanto, mesmo que na cirurgia de retirada dos gânglios linfáticos sejam removidos dezenas deles, não haverá nenhuma consequência para a saúde e para o funcionamento de seu sistema linfático.