sintomas-de tumor glândula parótida

8 Sintomas de Tumor na Glândula Parótida

8 Sintomas de Tumor na Glândula Parótida

Hoje selecionei os mais comuns sintomas de tumor na glândula parótida e seus principais tratamentos. Essas glândulas estão localizadas sob a língua e também em suas laterais, sendo a principal fonte de secreção de saliva, auxiliando na deglutição dos alimentos.

Vale a pena salientar que os tumores podem ser benignos ou malignos. O mais comum é o aparecimento do tumor benigno, chamado de adenoma pleomórfico. Algumas vezes os tumores benignos podem tornar-se malignos, mas isso não é o mais comum. 

Os tumores malignos, por sua vez, tem um processo de crescimento mais acentuado, são maiores e criam nódulos disformes. O tumor na Glândula Parótida mais comum é o chamado “carcinoma mucoepidermóide” e oferecem o risco de metástase para os gânglios linfáticos.

Afinal, quais são os sintomas de tumor na glândula parótida?

Querer saber quais são os sintomas de tumor glândula parótida é o primeiro passo para manter-se sempre saudável, já que ao primeiro sinal de que algo não anda como deveria, você saberá que precisa buscar auxílio médico.

É importante salientar que grande parte desses tumores aparece sem dor, apenas como uma massa aparente. A dor é causada especialmente quando os tumores atingem nervos, acusando o local atingido e até mesmo reações na capacidade de coordenação.

O diagnóstico médico será realizado por meio de biópsia com uso de uma agulha. Exames, como a ressonância magnética, ultrassom e tomografia podem ser realizados para verificar o tamanho da doença.

Para quem está em dúvida, existem alguns sintomas que é possível prestar atenção para evitar maiores complicações. Porém, é importante afirmar que o câncer malígno nas glândulas parótidas é pouco comum, sendo que mais de 50% dos casos são benignos.

Separamos os principais pontos de atenção. Confira:

  1. massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca;
  2. dor contínua no rosto, pescoço ou boca;
  3. diferença entre o tamanho ou forma de um dos lados do rosto ou pescoço, comparado com o lado contralateral;
  4. dormência ou formigamento em parte do rosto;
  5. fraqueza nos músculos do rosto, com dificuldade de movimentação;
  6. problemas para abrir a boca amplamente;
  7. drenagem de líquido do ouvido;
  8. dificuldade para engolir.

Quais são os principais tratamentos para os tumores na glândula parótida?

A cirurgia é a principal forma de tratamento, cessando com os sintomas de tumor glândula parótida. na maior parte das vezes, remove-se o tumor e ainda uma quantidade de tecido que estava nas imediações, a fim de garantir que todas as células infectadas tenham sido removidas.

Em determinadas situações, a cirurgia pode ser delicada, já que também lida com os nervos que controlam a face. Se o nervo é lesionado durante o procedimento, o paciente tem a chance de perder o controle dos músculos, causando problemas na hora da fala e também da deglutição. Dependendo da extensão da cirurgia, a aparência da face também pode sofrer alterações.

Como evitar tumores na glândula parótida?

Não há um fator de risco específico para esse tipo de câncer e não é uma doença caracterizada como hereditária. Porém, é importante manter uma vida saudável para diminuir riscos. Dieta com vitaminas e poucas gorduras saturadas, evitar o fumo e realizar exercícios físicos.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *