O Câncer de Orofaringe e o HPV
23 de Fevereiro de 2017
Show all

O Câncer e o Cigarro

o câncer e o cigarroApesar do número de fumantes ter diminuído e do aumento no número de medidas contra o cigarro que temos presenciado, não somente no Brasil, como em todo o mundo, seguem alguns números e fatos alarmantes sobre os malefícios do cigarro, principalmente quando falamos de fator de risco para câncer.

• Na próxima hora, 50 pessoas morrerão por causa do cigarro.

• O tabaco é um fator de risco para cerca de 25 doenças, e enquanto seus efeitos na saúde são bem conhecidos, a escala do seu impacto nas doenças de um modo geral, pode não ser totalmente dimensionada .

• A Organização Mundial de saúde (OMS) informa que o número de mortos em todo o mundo com o uso de tabaco é 4 milhões anualmente. Isto é muito maior do que o número de mortes causadas por uso de todas as drogas ilícitas e álcool combinados. É como se todo dia mais de três aviões jumbo caísse sem deixar sobreviventes.

• O número de mortos deverá subir para 10 milhões por ano até 2020 ou 2030, com 7 milhões de mortes ocorrendo em países em desenvolvimento, como o Brasil.

•  A OMS estima que existem cerca de 1,1 bilhões de fumantes regulares do mundo, que é um terço da população mundial maior que 15 anos de idade.

•  Os fumantes passivos também sofrem os efeitos do cigarro. Estima-se que cerca de 62.000 fumantes passivos americanos morrem anualmente de doença cardiovascular.

•  O Cigarro é responsável não só por aumento no risco de câncer de boca, mas também de:
o Faringe;
o Laringe;
o Pulmão;
o Bexiga, entre outros.

• O risco de uma pessoa que fuma e tem também o hábito de ingerir bebidas alcoólicas em ter câncer de boca aumenta em 24 vezes, comparado a uma pessoa sem estes vícios.
Portanto, vimos que não somente é importante abandonar o cigarro, como também orientar aqueles que fumam, que além de estarem prejudicando a própria saúde, podem estar prejudicando a saúde daqueles que amam.

 

Tem alguma dúvida ou se identificou com os sintomas? Ligue para (11) 4314-6900 durante o horário comercial e agende a sua consulta com o Dr. Rafael De Cicco. Ou se preferir, clique aqui e solicite o seu agendamento.

Rafael De Cicco
Rafael De Cicco
Médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e oncologia cirúrgica. Especialista em doenças da tireóide e também em tumores de boca , garganta e laringe. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *