Exame de Nasofibrolaringoscopia

Exame de Nasofibrolaringoscopia

Existe um procedimento médico específico desenvolvido especialmente para ser possível identificar e localizar doenças da laringe e também da região da mucosa nasal, é o exame de nasofibrolaringoscopia, bastante semelhante com uma endoscopia. O mais interessante desse tipo de procedimento é que ele permite a visualização única, direta e detalhada de toda a anatomia das regiões citadas. Esse tipo de exame é extremamente rápido e tranquilo, com duração média de apenas 10 minutos. Pode ser feito, inclusive, no próprio momento da consulta e não necessita de preparação prévia, como o jejum. Não é preciso aplicar anestesia, a não em casos de rouquidão, quando pode ser necessária a realização de uma biópsia.

Solicite o agendamento da sua consulta com o Dr. Rafael

Para que serve o exame de nasofibrolaringoscopia?

O exame de nasofibrolaringoscopia pode diagnosticar uma série de condições diferentes, entre elas: desvio de septo nasal, sinusite, tumores nasais, hipertrofia dos cornetos inferiores, hipertrofia da adenóide e muitos outros. Porém, além de analisar esse tipo de alteração, também é possível auxiliar o médico na hora de estabelecer um diagnóstico para doenças que contam com sintomas como roncos, apneia do sono, distúrbios de paladar, distúrbios de olfato, rouquidão, sangramentos constantes, entre outros.

Como funciona o exame de nasofibrolaringoscopia?

Realizado normalmente por um otorrinolaringologista, o exame de nasofibrolaringoscopia acontece por meio de um nasofibroscópio. É um aparelho que pode ser feito tanto de um tubo rígido, como um flexível. Neste tubo, passa uma fibra ótica que leva uma pequena câmera até sua outra extremidade, que também conta com uma iluminação especial de LED. Durante a realização do exame de nasofibrolaringoscopia, o nasofibroscópio penetra pena cavidade nasal e passa pela laringe, transmitindo imagens em um monitor de televisão e também gravando-as. Pode ser realizado por adultos e até mesmo crianças, de qualquer idade. O exame é indolor e conta apenas com um pequeno desconforto. Ocasionalmente o paciente pode se sentir nauseado, mas são raros os acontecimentos do tipo.

Confira outros serviços!

Cirurgia de câncer da laringe

Cirurgia de câncer da faringe

Cirurgia dos tumores de seios paranasais

One Comment
  1. Obrigado por compartilhar seu informação . Eu realmente apreciar seus esforços
    e eu sou esperando por seu mais post Obrigado
    mais uma vez.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *