Complicações da cirurgia da Tireóide – Parte 1

Variante Folicular
25 de Janeiro de 2017
Complicações da cirurgia da Tireóide – Parte 2
7 de Fevereiro de 2017
Show all

Complicações da cirurgia da Tireóide – Parte 1

Complicações da cirurgia da tireóide

De uma forma geral, a cirurgia de tireóide evolui bem, com raras complicações, mas algumas complicações podem ocorrer.
Lembramos que toda cirurgia envolve risco de complicações, e as principais complicações relacionadas a este procedimento são as seguintes:

  • Hematoma

É uma complicação que pode por em risco a vida do paciente. Apesar da grande preocupação do médico para que não haja sangramento no pós-operatório, pode ocorrer um acúmulo de sangue no local operado (hematoma), podendo levar à dor e dificuldade de respirar. Esta é uma condição que tem de ser avaliada imediatamente pelo cirurgião, que pode até decidir reoperar, em caráter de urgência. Em alguns casos pode ser utilizado o dreno no pós operatório. Não utilizar o dreno não aumenta o risco de hematoma, estando a critério do cirurgião o seu uso.

  • Alterações da Voz

Um em cada 10 pacientes que são operados da glândula tireóide, apresenta alguma alteração temporária na voz, enquanto que 1 em cada 250 paciente, pode evoluir com alterações definitivas. Isto ocorre devido à proximidade da glândula com os nervos responsáveis pelos movimentos das cordas vocais. Estas mudanças na voz podem ser rouquidão, dificuldade em alcançar notas agudas ou cansaço ao falar. Normalmente regridem em algumas semanas, mas podem perdurar por vários meses. A reabilitação vocal ocorre através da terapia fonoaudiológica.

 

Clique aqui para conferir a segunda parte do artigo, onde citei outras duas complicações da cirurgia de tireóide.

Tem alguma dúvida ou se identificou com os sintomas? Ligue para (11) 4314-6900 durante o horário comercial e agende a sua consulta com o Dr. Rafael De Cicco. Ou se preferir, clique aqui e solicite o seu agendamento.

Rafael De Cicco
Rafael De Cicco
Médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e oncologia cirúrgica. Especialista em doenças da tireóide e também em tumores de boca , garganta e laringe. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *