Cirurgia dos Tumores Benignos do Pescoço

Cirurgia dos Tumores Benignos do Pescoço

Todo tumor pode ser cancerígeno ou não cancerígeno. Ou seja, benigno ou maligno. Ambos se caracterizam pelo crescimento anormal de células em qualquer parte do corpo humano. Quando o assunto são tumores benignos do pescoço, qualquer tecido da região pode originá-los. Porém, estes ocorrem principalmente na faringe, laringe, músculos, nervos, tecido de gordura , gânglios linfáticos e na tireóide.

Quando nosso corpo está se defendendo de alguma enfermidade, ou mesmo quando simplesmente ficamos gripados, é comum que apareçam nódulos na região do pescoço, popularmente conhecidos como “ínguas” ou linfonodos. Às vezes, porém, pode ser que sejam tumores de outra origem, ou alterações atípicas dos linfonodos. Por isso é tão importante ficar atento aos sinais que seu corpo te envia, e procurar uma avaliação especializada.

Solicite o agendamento da sua consulta com o Dr. Rafael

Quando fazer cirurgia dos tumores benignos do pescoço?

Quando falamos sobre tumores benignos do pescoço é preciso lembrar que, nem sempre, eles oferecem risco para a saúde. Existem sim alguns tipos que precisam ser retirados, dependendo do local em que crescem e de outros fatores, por exemplo.

O importante é frisar que, em um primeiro momento, não é preciso alarde. Apenas um médico cirurgião da cabeça e pescoço poderá entender o contexto e todo o cenário de sua situação, fazendo um diagnóstico e prognóstico assertivos.

O primeiro passo para descobrir se há tumores benignos do pescoço é por meio do exame de ultrassonografia. Ela mostrará que existe a lesão. Porém, não é suficiente para compreender sua composição. Depois, deve ser feita uma punção aspirativa por agulha fina.

O exame vai retirar células da lesão e enviar para análise laboratorial, a fim de ter uma compreensão mais ampla e desenvolver o prognóstico adequado. O exame é rápido, com anestesia local, e com baixas taxas de complicação.

Somente a partir deste momento será possível saber se é necessária a cirurgia dos tumores benignos do pescoço.

Como funciona a cirurgia dos tumores benignos do pescoço?

A cirurgia dos tumores benignos do pescoço dependerá diretamente do tipo de alguns fatores. Portanto, é impossível afirmar, já que existe uma variedade de procedimentos disponíveis.

É importante prestar atenção no próprio corpo e sempre colocar a sua saúde em primeiro lugar.

Confira outros serviços!

 

Ultrassom de tireóide, pescoço e glândulas salivares

Punção aspirativa da tireóide por agulha fina

Cirurgia de cisto tireoglosso

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *